Prefeito de Caldas premia estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB

O café da manhã aos calouros, tradição do curso, foi oferecido na mesma data

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB participaram de um concurso mais que oportuno: elaborar projetos para revitalizar duas praças do município de Caldas – MG. Os três melhores, mais uma menção honrosa, foram premiados na última sexta-feira, 14, pelo prefeito da cidade, Dr. Alex Queiroz, que veio ao Campus Mantiqueira, em São João da Boa Vista – SP, para a solenidade.

“As duas praças são um marco e um orgulho para nossa população. A gente pensou no fomento do ensino superior dentro do município, até porque temos muitos estudantes da UNIFEOB em Caldas”, diz Dr. Alex. “Temos essa parceria, estamos abertos a outras e espero que os próximos gestores também continuem; é um exemplo a ser seguido”.

As estudantes Haira Stocorno e Mariana Teixeira elaboraram a proposta vencedora. Agora poderão trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Caldas para concretizar o benefício à população. “É uma experiência nova, eu vou adorar ver como vai ser. Nós fomos conhecer a praça, ela é muito utilizada pelas pessoas da cidade”, diz Mariana. Haira salienta o esforço empregado durante o projeto. “Foi complicado devido ao semestre, mas a gente quis por um empenho ali. Durante o processo, a gente se desenvolveu, foi incrível, na verdade”.

“O que me deixa muito feliz é a capacidade dos nossos estudantes de participarem de ações reais. Percebemos que o poder público, no caso a Prefeitura de Caldas, busca a qualidade dos ambientes, a excelência de projetos arquitetônicos. Isso só se consegue quando se faz concursos, nos quais se vence a melhor ideia”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB, Ricardo Ciaco. “Um projeto como esse traz muito daquilo que efetivamente vai acontecer quando os estudantes saírem da universidade e se tornarem profissionais”.

Café da manhã

Mais cedo, no mesmo dia, foi oferecido o café da manhã dos veteranos de Arquitetura e Urbanismo aos calouros, com a presença do coordenador Ricardo Ciaco e professores. É uma tradição para ajudar os ingressantes a se enturmarem. “Eu achei bem acolhedor, gostei. Ajuda a perder um pouco a vergonha”, declara Natasha Faria, que decidiu pelo curso após uma visita à instituição. “Eu já tinha bastante interesse, aí vim à UNIFEOB e gostei muito do modo como eles ensinam”.

Um dos organizadores, o estudante Lucas Reggio, do 7º módulo, explica que todas as classes participam dos preparativos. “Já existe essa tradição, então todo mundo já sabe. Fazemos isso para se sentirem à vontade com o curso, acostumarem e ficarmos amigos. A gente ajuda em tudo que precisar”.