A PESQUISA NA UNIFEOB

Comitê de Ética em Pesquisa

Você conhece o CEP? E, não! Não estamos falando do número de 8 dígitos utilizado na localização de um determinado endereço.

CEP é a sigla para Comitê de Ética em Pesquisa e é esse distinto núcleo que se ocupa com a missão de trazer valores éticos, sociais, morais e que visam promover a pesquisa acadêmica com responsabilidades para com a sociedade e o meio no qual está inserida, promovendo o desenvolvimento da região de atuação da pesquisa e contribuindo para que todos os projetos sejam elaborados de forma ética e cívica respeitando a resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde complementada pela norma operacional n. 001/13, e demais espécies normativas aplicáveis, no que diz respeito aos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos e colaborando com o sistema CEP/CONEP por meio de processo de acreditação.

O CEP da UNIFEOB é composto por membros titulares e suplentes, que priorizam a dignidade da vida humana e a proteção dos participantes de pesquisas científicas que envolvem seres humanos, tendo o máximo de cuidado com a preservação dos direitos e deveres de todos os envolvidos no processo, sejam eles agentes de estudos ou desenvolvedores de pesquisas acadêmicas.

O órgão colegiado atua de maneira multidisciplinar e independente, consultivo, deliberativo, educativo, de natureza técnico-científica. Entendo que a valorização ética à vida humana é essencial para resultar no crescimento científico e acadêmico não apenas do corpo docente, como, também, de seu entorno social.

Quais são as atribuições e colaborações do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) na UNIFEOB?

É dever do CEP:

Como encontrar o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no campus da UNIFEOB?

O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UNIFEOB está localizado no complexo da diretoria de sucesso do estudante (acadêmica). Bloco B.

O nosso prédio se localiza na Avenida Dr. Otávio da Silva Bastos, 2439 – Jardim Nova São João, no município de São João da Boa Vista – SP, CEP 13874-149.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Composição do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

Coordenadora

Profa. Dra. Dayane Alcântara

Coordenadora adjunta

Profa. Me. Zarif Torres Rehder Mendes

Fisioterapia

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

Seja membro do Comitê de Ética em Pesquisa Unifeob

Confira abaixo as informações sobre o processo seletivo para complementação do quadro de membros e composição de um cadastro de reservas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifeob.

Edital 01.2022

O CEP Unifeob

Nosso comitê tem por finalidade avaliar protocolos de pesquisa e promover ações e iniciativas para cumprimento dos quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, garantindo aos usuários a devida proteção e garantindo padrões mínimos para a realização de pesquisas envolvendo seres humanos.

Os membros do CEP

Os membros selecionados terão total independência na tomada de decisões nos exercícios atribuições e funções atinentes ao Comitê, sendo essas de relevância pública, cuja atuação é voluntária, sem remuneração, e submetida às disposições legais e ao presente regimento interno.

Cabe aos membros eleitos para o próximo triênio, estudar e relatar, nos prazos estabelecidos, as matérias que lhes foram atribuídas pelo coordenador;

Comparecer às reuniões, ordinárias mensais e extraordiárias, proferindo voto ou pareceres e manifestando-se a respeito de matérias em discussão;

Requerer votação de matéria em regime de urgência;

Verificar a instrução dos procedimentos estabelecidos, a documentação e registro dos dados gerados no decorrer do processo, o acervo de dados obtidos, os recursos humanos envolvidos, os relatórios parciais e finais do processo;

Desempenhar funções atribuídas pelo coordenador; Apresentar proposiçõessobre as questões atinentes ao CEP.

• 18 vagas para compor o quadro de membros, sendo 9 titulares e 9 suplentes.
  • 4 vagas serão destinadas aos membros da comunidade e aos representantes de usuários.
  • 14 vagas restantes: Serão selecionados no edital, e devem estar em conformidade com às duas áreas do Sistemas CEP/CONEP:
  1. a) candidatos/as com formação/titulação na Área das Ciências da Saúde (CS);
  2. b) candidatos/as com formação/titulação na Área das Ciências Humanas e Sociais (CHS).

Posso concorrer à seleção do CEP Unifeob?

Para concorrer à seleção para membros, os docentes e pesquisadores que atendam aos seguintes critérios:

Ser docente do UNIFEOB, com titulação mínima de mestre e ter experiência em pesquisa;

Não possuir nos assentamentos funcionais penalidade decorrente de Processo Administrativo Disciplinar ou Processo Ético;

Não estar em gozo de licença por período superior a três meses;

Não estar exercendo Cargo de Direção (CD) na Instituição;

Não ter pesquisa reprovada no Sistema CEP/CONEP por óbices éticos, nos últimos 5 anos;

Inscrições e informações complementares

22/12/2021 à 29/12/2021

Deferimento das inscrições, em consonância com os

critérios de seleção e desempate relatados no edital 01.2021