Comissão Própria de Avaliação (CPA)

CPA - Comissão Própria de Avaliação e as Avaliações Institucionais

Você sabe o que significa CPA e qual a importância dela para a Instituição?

CPA significa Comissão Própria de Avaliação, e é essa comissão a responsável por promover as autoavaliações institucionais seguindo às orientações e diretrizes do roteiro da Autoavaliação Institucional da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Para entender melhor a importância da CPA, antes, é preciso compreender o que é o SINAES e qual o impacto das Avaliações Institucionais junto à Instituição.

SINAES é a sigla para Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Um dos componentes do SINAES é trazer as diretrizes para à Avaliação Institucional.

A aplicação da Avaliação Institucional é sustentada por quatro pilares:

• A melhoria da qualidade da educação superior
  • A orientação da expansão de sua oferta
  • O aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional

As avaliações são divididas em duas modalidades, que são:

• A  Avaliação Externa: realizada por comissões designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)
  • Autoavaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA)de cada instituição, orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

A importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Agora que esclarecemos a importância das Avaliações Institucionais, nos atentaremos a Comissão Própria de Avaliação, a CPA.  Suas diretrizes são:

1. Constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
  2. Atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Fonte:  Portal Inep: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional/Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004

Quem participa da CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é constituída por toda instituição concernente ao nível educacional superior, pública ou privada, nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Quais são as atividades da CPA?

As atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) são de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A CPA da UNIFEOB

A CPA da UNIFEOB foi instituída pela Portaria nº 02/04, de 09 de junho de 2004, de acordo com o art. 11, da Lei nº 10.861/2004, como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional e de orientação, sendo comandada pelo Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFEOB

Comprometida com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a CPA da UNIFEOB atende todas as atribuições que são delegadas à Comissão, entendendo a importância de conduzir com responsabilidade os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A Comissão Própria de Avaliação da UNIFEOB é constituída por membros voluntários, sendo composta por:

• 2 Professores da UNIFEOB;
  • 2 Estudantes dos cursos da UNIFEOB;
  • 2 Técnicos Administrativos da UNIFEOB;
  • 2 Representantes da Comunidade Externa à UNIFEOB.

As avaliações e autoavaliações da UNIFEOB são realizadas periodicamente.

• A melhoria da qualidade da educação superior na UNIFEOB;
  • A orientação para correções e melhorias necessárias a comunidade acadêmica;
  • O aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;

Quer saber mais?

Entre em contato com o CPA da UNIFEOB, o e-mail é: cpa@unifeob.edu.br

Agenda de reuniões ordinárias da cpa 2024

26/11/2024