Unifeob lança Carteira Digital de Competências em parceria com CertifikEDU

A UNIFEOB – Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos anunciou uma nova parceria com a CertifikEDU para oferecer microcertificações com tecnologias de Blockchain e Inteligência Artificial. A iniciativa, voltada para os estudantes, visa proporcionar acesso gratuito a uma carteira digital de competências e habilidades, revolucionando a forma como os estudantes apresentam suas conquistas acadêmicas e profissionais.

O projeto piloto foi iniciado com os estudantes dos Cursos de Biomedicina e  Ciência da Computação, dos módulos de Patologia Clínica e Saúde Coletiva, assim como Data Science.

Modernidade e Segurança

A carteira digital funciona como um portfólio online, onde os certificados dos estudantes são armazenados de maneira segura por meio da tecnologia blockchain. Esta abordagem garante a autenticidade e a integridade dos registros, protegendo-os contra adulterações e falsificações. Com esta ferramenta, os estudantes poderão compartilhar suas conquistas nas redes sociais, via QR Code, e-mail, entre outros meios.

Valorização das Competências

Além dos certificados emitidos pela UNIFEOB e por empresas parceiras, os estudantes terão a possibilidade de autoemitir seus próprios registros. Este recurso é especialmente relevante para destacar competências socioemocionais (soft skills), como voluntariado, participação em obras sociais e campeonatos esportivos, áreas que muitas vezes não são oficialmente reconhecidas.

Benefícios da Carteira Digital

Entre as vantagens de adotar a carteira digital de competências estão a facilidade de acesso, a segurança proporcionada pelo blockchain e a garantia de autenticidade. Os certificados são enriquecidos digitalmente com metadados, seguindo padrões internacionais que permitem a validação em diversos países e são compatíveis com algoritmos utilizados em processos de seleção e gestão de pessoas.

Oportunidade para Acelerar a Carreira

A UNIFEOB acredita que a nova ferramenta pode ser um diferencial significativo para os estudantes em entrevistas de emprego, demonstrando organização e transparência para os recrutadores. A carteira digital torna mais fácil e prático o acesso a documentos importantes, eliminando a necessidade de carregar documentos físicos ou procurar por arquivos perdidos.