A ação “Adote um Ciclo” visa arrecadar absorventes higiênicos e promover a conscientização sobre a Saúde da Mulher.
Até 16 de julho, a Unifeob promove, em parceria com o Instituto Educadoras do Brasil ELA (Educação, Liderança e Altruísmo), a campanha “Adote um Ciclo” de arrecadação de absorventes higiênicos e conscientização por postagens em redes sociais. Qualquer pessoa pode contribuir ao levar os itens ao posto oficial de coleta instalado na Central de Relacionamento do Campus Mantiqueira. Os estudantes que desejarem registrar as doações como atividade complementar, devido ao caráter filantrópico da ação, precisam apenas pedir a declaração no local.
“Todas as pessoas podem e devem participar desta campanha. Estamos recebendo pacotes ou unidades, toda ajuda será bem-vinda”, afirma a procuradora institucional da Unifeob, Patrícia Furlanetto, voluntária do Instituto ELA. “É importante ressaltar que o campus conta com todos os protocolos de segurança devido à pandemia. Caso alguém prefira, no entanto, também é possível entregar na Portaria, sem sair do veículo”.
Pobreza menstrual
É caracterizada pela falta de acesso de meninas e mulheres a recursos, infraestrutura e conhecimento sobre cuidados relativos à menstruação. Muitas estudantes deixam de comparecer por até uma semana inteira das atividades escolares por não terem utensílios básicos, precariedade que também afeta a autoestima e a qualidade de vida.
“Todas as pessoas podem e devem participar desta campanha”, diz a procuradora institucional da Unifeob, Patrícia Furlanetto
Em 28 de maio, Dia Internacional da Dignidade Menstrual, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) publicaram um relatório sobre a pobreza menstrual no Brasil. Segundo as informações apresentadas, 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas – como banheiros, absorventes e sabonetes.
Instituto ELA
Sensibilizado pelos dados, o Instituto ELA, cuja missão é empoderar e transformar para melhor a vida de mulheres em qualquer situação de vulnerabilidade, criou a campanha “Adote um Ciclo”, de âmbito nacional. O objetivo é reduzir as consequências negativas da pobreza menstrual de mulheres e meninas de regiões periféricas e estudantes de escolas em comunidades vulneráveis por meio da arrecadação de absorventes higiênicos e publicação de conteúdo informativo sobre a Saúde da Mulher.
Após o período de arrecadação nos pontos de coleta em todo o país, a distribuição será realizada de 19 a 23 de julho para escolas municipais, estaduais e de comunidades, para que os diretores encaminhem às estudantes, bem como para associações de bairro de periferias para entregarem a mulheres que precisem.