A PESQUISA NA UNIFEOB

CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Instaurada por meio da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/97, a CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) está intrínseca ao CNS (Conselho Nacional de Saúde) atuando como um órgão independente de viés institucionais.

Sua composição é formada por um núcleo formado por representantes de áreas diversificadas, que atuam com a missão de avaliar os aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil.

A CONEP é responsável pela coordenação dos CEP´s, que são os Comitês de Ética em Pesquisa, que atuam nas instituições de ensino, seu papel fundamental é elaborar e atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa, sejam eles atuantes como objetos de análise (corpus da pesquisa) ou sejam eles os pesquisadores e desenvolvedores dos projetos de pesquisa.

Cabe à CONEP avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais, tais como: genética e reprodução humana, novos equipamentos, dispositivos para a saúde, novos procedimentos, população indígena, projetos ligados à biossegurança, dentre outros.

Formas de contato