Seu incentivo à pesquisa acadêmica tem por objetivo desenvolver graduandos, contribuindo para uma autonomia intelectual, resultando em contribuições relevantes e significativas para a sociedade como um todo e impactando em melhorias sociais, ambientais e, até mesmo, econômicas.
Estabelecendo uma política de pesquisa interessada em orientar e promover alunos alicerçados em princípios éticos e critérios de produção de conhecimento científico e tecnológico, a UNIFEOB estimula e incentiva o respeito a todas as normas estabelecidas na proteção de objetos de estudos para as fontes de pesquisa, sejam eles seres humanos, o meio ambiente ou animais.
A Coordenação Científica da Unifeob promove o Meeting de Pesquisa, evento realizado desde 2019 em parceria com o Laboratório de Letramento Técnico-Científico (Laletec) e o Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de São João da Boa Vista (IFSP-SJBV).
A Unifeob avança para a construção de um Ecossistema que integre as questões sociais, econômicas e ambientais!
Baseada na tripé ensino-pesquisa-extensão, o propósito da política de pesquisa da UNIFEOB é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do país.
Além disso, contribuir também no desenvolvimento de ações comunitárias, não se limitando a uma área específica, mas explorando todas as áreas do saber, propagando conhecimento para a sociedade, valorizando seu núcleo de pesquisadores, estimulando e apoiando a captação de recursos nacionais e internacionais, resguardando a Instituição e seus pesquisadores no que tange a propriedade intelectual de suas produções, valorizando a interação mútua que ocorre entre os grupos de pesquisa e o engajamento das iniciações cientificas, sendo esta o primeiro passo para uma carreira acadêmica.
A iniciação científica é o primeiro passo do estudante no mundo da pesquisa. Ao escolher participar de um programa de iniciação científica, o aluno tem a chance de se envolver ativamente com a construção do conhecimento. Ele passa de ouvinte, de leitor, a questionador, se apropriando de novas perguntas e busca por respostas.
O contato com outros novos pesquisadores ou mesmo com nomes consagrados trazem luz a muitos métodos de pesquisa dentro de um mesmo projeto. O horizonte da investigação científica é aberto aos olhos do estudante, que, no futuro, pode ingressar em uma pós-graduação acadêmica, em um mestrado ou doutorado, ou mesmo buscar uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho.
A pesquisa faz o universitário partir para a parte prática e caminha junto com o desenvolvimento da formação. É uma quebra de paradigma educacional, tirando o aluno de receptor da informação, para transformá-lo em produtor do conteúdo acadêmico-científico.
Para quem almeja entrar em um mestrado, por exemplo, é recomendado antes de qualquer coisa, trabalhar em um programa de iniciação científica. E, para isso, é importante a produção de conteúdo, como artigos, resumos, participação em congressos, feiras acadêmicas e semanas acadêmicas. Pois tudo isso facilita a fixação do conteúdo e garante um importante diferencial no ingresso no mercado de trabalho, fortalecendo o currículo.
Os alunos em iniciação científica também são de grande relevância para o professor, pois estabelece contato com novos questionamentos, que serão objetos de novos estudos, de novas pesquisas.
Todo aluno é um pouco pesquisador. Alguns são mais práticos, outros mais teóricos. E o papel do programa de iniciação científica é desenvolver diferentes formas de pesquisas e incentivar a busca por novos conhecimentos.
O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIFEOB é voltado para o exercício do pensamento científico, tecnológico e inovador nos estudantes de graduação do ensino superior, a partir da realização de projetos de pesquisa científica e tecnológica, que tem por incumbência o fomentando do pensamento autônomo e intelectual de seus alunos, inserindo-os à práticas de consolidação de uma carreira acadêmica, expandindo sua formação a um mestrado, doutorado ou uma carreira de especialização na área de pesquisa escolhida.
O objetivo do programa é desenvolver a prática científica, visando a inovação tecnológica e a consolidação do ensino por competências, que são apresentadas no projeto pedagógico do Centro Universitário. Por meio da produção acadêmica, os alunos são incentivados e estudam em um ambiente que cria condições para expandir a autonomia intelectual, espírito crítico e investigativo, e aluno e professor refletem juntos na atuação do profissional.
Confira também:
Atenção!
Os Anais dos Eventos encontram-se disponibilizados na página da pesquisa da Unifeob e no Repositório da Biblioteca Institucional.
Confira abaixo os documentos necessários para a elaboração da sua IC:
Anexo 1 – Modelo de projeto
Anexo 2 – Declaração de aceite do orientador
Anexo 3 – Declaração de aceite do responsável
Anexo 4 – Declaração de aceite do coordenador
Anexo 5 – Modelo de relatório parcial e final
Anexo 6 – Formulário de acompanhamento do orientador
Anexo 7 -Instruções gerais
Manual Unifeob para trabalhos acadêmicos
Contato para mais informações: ic@unifeob.edu.br
Edital 2024.02 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2024.01 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2023.02 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2023.01 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2022.02 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2022.01 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2021.02 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2021.01 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2020.02 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2020.01 – Programa de Iniciação Científica
Edital 2019 – Programa de Iniciação Científica 6º Ciclo
Edital 2018.02 – Programa de Iniciação Científica 5º Ciclo
Edital 2018.01 – Programa de Iniciação Científica 4º Ciclo
Edital 2017 – Programa de Iniciação Científica 3º Ciclo
Edital 2016.02 – Programa de Iniciação Científica 2º Ciclo
Edital 2016.01 – Programa de Iniciação Científica 1º Ciclo