UNIFEOB firma convênios com universidades portuguesas

Durante a semana, João Otávio Bastos Junqueira, Reitor da UNIFEOB, esteve em Portugal, em visita à Universidade de Coimbra. Localizada na cidade de Coimbra, a instituição pública é uma das universidades mais antigas do mundo e uma das maiores do país, com o primeiro diploma emitido no ano de 1290.

A visita do Reitor da UNIFEOB firma entre as duas instituições de ensino superior um convênio guarda-chuva, ou seja, que tem como característica um objeto amplo e sem definição das atividades a serem executadas, possibilitando a mobilidade estudantil e docente entre as duas entidades. O principal objetivo da parceria é abrir portas para os acadêmicos brasileiros que estejam interessados em aprimorar e ampliar seus conhecimentos, uma importante oportunidade para São João da Boa Vista e região.

“Além da tradição, a Universidade de Coimbra é uma instituição de excelência, que está listada entre as melhores do mundo. Esta é uma grande oportunidade de intercâmbio estudantil e de professores aqui para Portugal”, afirma João Otávio Bastos Junqueira.

João Otávio também esteve na Universidade de Évora, com o mesmo objetivo de estabelecer parceria que beneficie os estudantes portugueses e brasileiros. A universidade, criada em 1559, é a segunda instituição de ensino mais antiga do país.

“É com muita satisfação que estamos a iniciar esta nossa colaboração, que começa com um protocolo genérico, mas com ações concretas. Iniciamos com as ciências agrárias e medicina veterinária como primeiro foco, ampliando posteriormente para outras áreas, e com muito empenho de ambas as instituições”, comenta o Vice-Reitor da Universidade de Évora, Paulo Quaresma.

Coimbra e Évora

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Esse reconhecimento tem o objetivo de promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, conscientizar sobre a riqueza em patrimônio de várias civilizações e valorizar as diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz mundial.

Neste mesmo cenário, a parceria da UNIFEOB com as instituições portuguesas oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, de conhecer os pontos turísticos das cidades, a culinária local etc.

Terceira maior cidade de Portugal, Coimbra é conhecida como a “cidade dos estudantes”. Com uma grande importância histórica e uma privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país, a cidade é referência nas áreas do Ensino e da Saúde. Por isso mesmo, são muitos os lugares interessantes para conhecer, como o Mosteiro de Santa Cruz, fundado em 1131 pela Ordem de Santo Agostinho. E a Biblioteca Joanina, considerada uma das bibliotecas mais espetaculares da Europa e do mundo, principalmente no que se refere ao estilo barroco, pertence ao século XVIII, e o melhor, fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Entre muitos outros lugares interessantes.

Évora também faz parte da rede de cidades europeias mais antigas e, por motivos muito especiais, recebeu o título de “cidade-museu” e seu centro histórico foi considerado pela Unesco “Patrimônio Mundial da Humanidade”. Um dos pontos turísticos mais interessantes e famosos de Évora, A Capela dos Ossos, construída no século XVII, fica dentro da Igreja São Francisco e suas paredes são literalmente decoradas com ossos e crânios humanos, com a seguinte placa: ‘’Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos’’.

O turismo bem estruturado e bem administrado contribui para a disseminação do conhecimento, e a UNIFEOB está aberta a parcerias que também tenham o objetivo romper fronteiras pelo Brasil e pelo mundo.

Confira a série: Na bagagem do Reitor