UNIFEOB doa 15 sacos de batata para entidades assistenciais

A UNIFEOB doou 15 sacos com cerca de 60 kg de batata para entidades assistenciais de São João da Boa Vista. Elas foram cultivadas pelos acadêmicos do Grupo de Estudos em Sistemas de Produção (GESP) do curso de Engenharia Agronômica, sob orientação do professor Victor Hugo Florencio.

A ação beneficente aconteceu na última sexta-feira, dia 4, e ajudou cinco organizações: Casa da Criança, Lar Vicentino São José, Lar São Vicente de Paulo, Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce (Camid) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Participaram da entrega o professor Victor e o funcionário do Centro Universitário, Ricardo César de Abreu.

“Desde o início, a ideia era poder contribuir com a sociedade. A universidade não tem fins lucrativos, nosso propósito é trazer conhecimento aos estudantes”, relata Victor. “Essas instituições de caridade demandam muitas doações, um dos lares que visitamos tem 98 idosos”.

Cultivo

Os aprendizes do GESP conduziram um experimento durante quatro meses para avaliar a produtividade da cultura de batatas. “Os alunos coletaram dados como: quantidade de tubérculos por pé e por hectare, número de plantas e peso e simetria do produto”, explica Victor. “O cultivo se assemelhou muito a uma produção comercial. É muito positivo poder trazer um pouco desse ambiente de agronomia da UNIFEOB em benefício da sociedade”.