Simpósio de Formação Pedagógica da UNIFEOB promove mais de 40 oficinas para docentes da região

Simpósio de Formação Pedagógica da UNIFEOB promove mais de 40 oficinas para docentes da região

Nos dias 22, 23 e 24 de julho, a UNIFEOB, em parceria com o Departamento de Educação de São João da Boa Vista e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizou o primeiro Simpósio de Formação Pedagógica.

No dia 22, a abertura do evento ficou por conta da palestra “Quem ensina, sempre aprende”, ministrada pelo escritor Gabriel Perissé, realizada no Theatro Municipal. “A palestra aborda justamente essa relação entre o aprendizado e ensino, entre um professor que sabe aprender e um aluno, que de alguma forma, também saiba ensinar. É nesse sentido que quem ensina sempre aprende, o objetivo é promover uma discussão sobre as possibilidades criativas do aprendizado e docência”, comenta o palestrante.

Já no restante dos dias, os participantes escolheram entre mais de 40 oficinas, palestras, apresentações culturais e rodas de conversa. Para a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEOB, Patricia Furlanetto, além das oficinas, a network feita durante o simpósio também traz um grande progresso para os profissionais. “Oficinas que trouxeram práticas pedagógicas inovadoras, atualização e novas estratégias e além disso, a interação com outras pessoas, pois isso é importante até para nos fortalecermos como profissão”, comenta.

Segundo a professora, Bárbara Leonardi, o grande ganho das oficinas é o aprendizado de novas práticas pedagógicas que ela possa aplicar em seu dia. “Uma das que mais gostei foi a Design Thinking para educadores pois me mostrou como buscar soluções práticas visando pontos de vista diferentes”, completa.

Patricia Furlanetto ressalta que esse é o primeiro passo de um projeto maior para São João da Boa Vista. “Convidaremos todas as prefeituras e professores dos municípios vizinhos para dar continuidade ao projeto, e isso com certeza beneficiará a educação básica de toda a região.”, finaliza.