Acontece na Unifeob

Reitor da UNIFEOB participa de encontros nos Estados Unidos e em Brasília

O Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, esteve nos Estados Unidos, de 10 a 12 de outubro, na cidade de Norfolk, na Virgínia, onde participou da 50ª Reunião Anual da Association of Collaborative Leadership (ACL).

A ACL congrega dezenas de consórcios e redes educacionais de colaboração com objetivos e campos de atuação diferenciados, algumas delas com mais de 100 anos de existência. A associação reúne os líderes para instigar a troca de experiências e funciona como uma mentora de boas práticas e modelos de organização e dinâmica das redes. É comum também a ACL apontar caminhos para a captação de recursos e diminuição dos custos operacionais das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes.

E o SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) é uma dessas instituições associadas e que, desde 2016, tem participado ativamente das reuniões anuais com os objetivos de fazer network e benchmark com as redes estadunidenses, divulgar o trabalho realizado pelas redes de cooperação coordenadas pela entidade e buscar atualizações e novidades que possam ser desejáveis e adaptáveis para nossa realidade nacional.

E João Otávio, Diretor de Relações Internacionais do SEMESP, foi um dos representantes da entidade brasileira no evento, que por se tratar do jubileu de ouro da ACL, em 2018, trouxe uma dinâmica especial em que várias redes foram convidadas a relatar a sua origem e sua trajetória.

“Isso foi produtivo, pois houve resgates da história e relatos das dificuldades, erros, acertos e conquistas. A reunião permitiu um belo aprendizado e foi uma oportunidade única de perceber quais cenários, nós do SEMESP, já superamos e quais vislumbram-se à frente”, conta o Reitor da UNIFEOB.

João Otávio afirma que, como feedback do evento, é possível dizer que as ações brasileiras estão no caminho certo. “Valorizamos o trabalho colaborativo, buscamos o fortalecimento das nossas IES, apostamos na criação de vínculos marcados pela confiança, num movimento de complementariedade e de visão de longo prazo. Avançamos muito num curto tempo”, reforça os principais ensinamentos abordados nos Estados Unidos.

EM BRASÍLIA

Na última semana, o Reitor da UNIFEOB também esteve em Brasília em reunião com o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e a com a senadora Ana Amélia Lemos.

João Otávio foi ao encontro como presidente da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) para tratar da regulamentação do EaD (Ensino a Distância) no país. “Fomos fazer algumas propostas como ABRUC”, ressaltou.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados