Pedagogia da UNIFEOB promove sarau com estudantes

Pedagogia da UNIFEOB promove sarau com estudantes

Entre as habilidades convenientes a um futuro pedagogo, estão a capacidade de se expressar bem e um conhecimento cultural satisfatório. Para reforçar tais competências, os estudantes da UNIFEOB do 6º módulo de Pedagogia prepararam o sarau “Um Banquete Cultural”, apresentado na Brinquedoteca do Campus Mantiqueira, na noite de 30 de outubro.

O exercício foi organizado pelos docentes e idealizado pelo professor de Literatura, Hélio de Oliveira. “A intenção foi fazer, de uma maneira lúdica, com que eles colocassem em prática alguns conceitos que a gente trabalhou em sala: arte, literatura e cultura de uma forma geral”, explica. “Eles planejaram o sarau considerando o contexto de uma escola real; além do conteúdo, planejaram custos, materiais e equipamentos necessários para implementar a atividade”.

Apresentações

Os futuros pedagogos se reuniram em grupos para fazer performances variadas – contação de histórias, artes plásticas, música e teatro. Ao todo, foram dez números. O conto apresentado pelo grupo da Gabrielle Dalma foi “A Impala e o Caracol”. “Essa história veio da África, um assunto pouco abordado nas escolas”, relata. “Como somos futuros educadores, temos que levar cultura para a sala de aula. As crianças, hoje em dia, não sabem o que é um sarau, uma contação de histórias, um teatro”.

Thiago Delvechio apresentou com seu grupo a música Aquarela, de Toquinho e Vinícius de Moraes. Além de tocar violão, foi também o apresentador do evento. Para ele, o sarau é uma oportunidade de difundir diferentes formas de arte. “A gente tem a possibilidade de ter contato com uma música um pouco mais erudita, artes plásticas. A partir daí, podemos levar para quem ainda não tem acesso a isso”, conclui.