Junho Vermelho: UNIFEOB e Banco de Sangue promovem ação no Theatro Municipal

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue e também ao Junho Vermelho, o Banco de Sangue de São João da Boa Vista (BioClínica) e a UNIFEOB promoveram uma ação para agradecer a todos os doadores da cidade e região, no Theatro Municipal.

De acordo com Aline Provenzano, responsável pelas captações do Banco de Sangue, junho e julho são os meses do ano com maior queda de doadores. “Hoje, nós estamos parabenizando aquele doador que tira um tempo do seu dia para ir até o Banco de Sangue fazer uma doação e salvar vidas. É um ato de solidariedade e de amor ao próximo”.

Há três anos, a UNIFEOB promove ações de doação de sangue no Campus da instituição, com o intuito de promover a solidariedade e a conscientização entre estudantes e colaboradores. “É uma parceria de longa data. Nós sempre participamos das campanhas de saúde promovidas pela UNIFEOB e, por ser uma instituição reconhecida, a visibilidade para as campanhas é muito grande”, reforça Aline.

Os estudantes de Biomedicina, Ciências Biológicas e Enfermagem participaram da ação colocando em prática os ensinamentos do curso, como aferição de pressão, teste de glicemia e de tipagem sanguínea, além de distribuírem panfletos explicativos. “Algumas pessoas desconhecem o seu próprio tipo sanguíneo, por isso realizamos o teste de tipagem sanguínea para fazer a identificação e também orientar os interessados”, afirma a estudante de Biomedicina, Carmélia Vilas Boas.

“Essas ações são extremamente importantes para a nossa formação, porque colocamos em prática aquilo que aprendemos em sala de aula, além de aumentar a nossa expectativa em relação ao curso”, ressalta Carmélia.

O estudante de Ciências Biológicas, Igor Domiciano, afirma que a experiência para o mercado de trabalho é um diferencial em ações como essa. “A UNIFEOB sempre incentiva os estudantes da área da saúde a promoverem campanhas nas praças, nas instituições. Depois disso, nós recebemos um certificado para colocarmos no currículo, o que agrega em nossa experiência profissional”.