Hackathon da UNIFEOB traz ideias inovadoras para empresas e aproxima estudantes do mercado

Hackathon da UNIFEOB traz ideias inovadoras para empresas e aproxima estudantes do mercado

Nos dias, 23 e 24, a UNIFEOB promoveu o Hackathon em parceria com a Escola de Negócios e GDG São João. Evento que é uma maratona empreendedora, na qual universitários e profissionais de áreas como negócios e tecnologia têm a oportunidade de criar soluções inovadoras para problemas reais de empresas de toda a região de São João da Boa Vista.

Os participantes passaram a noite na UNIFEOB desenvolvendo as ideias e projetos, ao final do evento, uma banca de jurados e gestores das empresas votou e escolheu um projeto vencedor. “Eles trabalham um conceito em cima de um caso real com a pressão do tempo. Portanto, os estudantes conseguem trabalhar várias competências, como a comunicação, trabalho em equipe, raciocínio lógico, pensamento crítico e flexibilidade”, conta o coordenador da Escola de Negócios, Dirceu Fernandes.

As equipes que venceram foram: em primeiro lugar, representantes da Coca Colca e Supermercado Pinduca, empatados em primeiro lugar; a segunda posição foi pelos participantes da ELFUSA e em terceiro, a corretora de seguros, Batuira, de Poços de Caldas.

Segundo o professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo Marudi, a maratona é de suma importância não só para os alunos, mas também para as empresas. “O grande ganho das empresas é o desenvolvimento de propostas para desafios que elas possuem. Com o Hackathon, elas têm a possbilidade de pessoas externas, que não estão no dia a dia da empresa, produzirem soluções com uma outra visão”, comenta.

O resultado do evento foi que a Corretora de Seguros, Batuira, quer adquirir a ferramenta desenvolvida. além dela, a ELFUSA sinalizou uma parceria com a instituição para implantar a ideia proposta e a Coca Cola se demonstrou interessada no aplicativo feito durante a maratona. “Os estudantes têm a oportunidade de trabalhar todo o conhecimento, até então, teórico e conceitual na prática. O evento serve para gerar uma aproximação deles com as empresas”, finaliza.