Ex-aluna da Unifeob participa de programa da Globo

Formada em Administração, Rosana Serelo apresentou seu trabalho no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Os ex-alunos da Unifeob constantemente são reconhecidos como destaques após ingressarem no mercado de trabalho. No último dia 25, foi a vez da empreendedora Rosana Serelo, de Andradas – MG, formada em Administração de Empresas em 2008. Ela participou do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), da Globo, e mostrou o ateliê que criou e conduz com sua mãe, Célima Serelo: o Costurinha Andradas, que completa sete anos de atividades em 2020.

“O reconhecimento num veículo de mídia como o PEGN é algo incrível para nós, que somos uma microempresa. Aparecer especificamente nesse programa estava no meu ‘Top 10’ de sonhos, ainda mais por ser formada em Administração pela Unifeob e ter a certeza que todos os passos trilhados até aqui foram firmes e com muito estudo”, revela a proprietária.

Leia a reportagem completa com a ex-aluna de Administração da Unifeob, Rosana Serelo, no G1

A descoberta do ateliê pela equipe da Globo aconteceu por conta de uma inovação: a produção de máscaras personalizadas por conta da pandemia. Uma das compras foi do Rio de Janeiro. “O irmão da cliente é o jornalista Fernando Fraga. Quando ele viu as máscaras e depois as Bonecas Lembrança & Afeto, enxergou o potencial e escreveu uma reportagem muito bem feita e de credibilidade ímpar veiculada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, recorda. “Foi através dessa matéria que nosso trabalho chegou à produção do PEGN. Sou muito grata a ele e à equipe do programa por acreditarem em nosso produto. Foi incrível”.

“Cursar Administração na Unifeob fez com que minhas ações para o sucesso fossem certeiras”, diz a empreendedora Rosana Serelo

A gravação capturou a produção de um cenário de bonecas do início ao fim e a rotina de Rosana com sua mãe no ateliê. “Ela é meu par perfeito, como queijo e goiabada”, brinca. A empreendedora conta que realiza todas as funções na empresa: atendimento, venda, produção e pós-venda. “Nós atendemos toda a região e enviamos para qualquer lugar do Brasil. Fazemos desde consertos em roupas a produtos de artesanato”. Como o objetivo é garantir a originalidade das peças, os clientes podem personalizar como desejarem.

Unifeob

Quando começou a estudar, Rosana tinha em mente um objetivo bem definido para o futuro. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio ateliê de costura e personalizados”, relata. “Cursar Administração na Unifeob fez com que minhas ações para o sucesso fossem certeiras; afinal, tinha conhecimento sobre diversas vertentes administrativas fundamentais para qualquer negócio dar certo”.

Entre as disciplinas mais utilizadas por Rosana para alcançar a notoriedade do Costurinha Andradas, ela cita Administração da Produção Financeira, Gestão de Pessoas e Marketing. “Somadas e aplicadas a outras matérias, elas dão muitas vantagens competitivas na busca do sucesso. A Unifeob me forneceu tudo isso: tive bons professores e uma turma muito legal, com colegas antenados e engajados. É o que facilitou muito nosso processo de construção de conhecimento”, agradece. Como professores especiais, cita Celso Antunes e José Marcio Carioca.

“Falar da Rosana é fácil e prazeroso. Criativa, inquieta e agente de mudanças – assim ela era como estudante, assim ela é como pessoa. Ser apontado como um dos professores que ajudaram-na em sua caminhada deixa-me cheio de orgulho”, diz Carioca. “Até hoje tenho guardado um trabalho que ela fez sobre ‘Qualidade de Vida no Trabalho’, que uso em palestras e aulas como exemplo de quem entrega muito mais do que é definido. Um ser humano especial e diferenciado, maravilhosa. Ser/Pura/Luz”.

História

A paixão por bonecas e conhecimento de artesanato é uma herança antiga na família de Rosana. “Sou a quarta geração a trabalhar com produção de bonecas. Minha bisavó Ana Pegoraro, nascida na Itália, veio ao Brasil e perdeu o contato com todos os familiares no pós-guerra”, conta. “Para vestir os filhos e colocar alimento em casa, fazia bonecas de pano para vender. E minha bisavó Rosa Bertoli era expert em bordados manuais também”.

Siga o perfil @costurinhaandradas no Instagram

O conhecimento foi transmitido a cada nova geração. “Isso chegou até mim com grande intensidade. Reuni toda a expertise em costura da minha mãe e minha paixão por bonecas, que vem da infância, para criar um ateliê completo”. Mesmo antes, enquanto ainda trabalhava em outras empresas, Rosana confeccionava peças por hobby. “Eu sempre fazia alguma coisa artesanal para presentear as pessoas, até que, com a formação na Unifeob, pude planejar a abertura do nosso próprio negócio.”

Lembrança & Afeto

Reproduzir pessoas reais como bonecas já exige um talento singular, mas Rosana foi além: o produto Lembrança & Afeto transforma uma foto especial em um cenário completo. “Nessa fase de afastamento que a pandemia nos trouxe, as bonecas vieram para preencher o coração das pessoas”, explica.

O produto já tem uma proposta de investimento de uma empresa americana e, depois da repercussão da reportagem da Globo, lista de pedidos até para janeiro do ano que vem, com interessados em todo o Brasil, Estados Unidos, Espanha e Colômbia. “As ligações não param, tivemos que contratar uma pessoa só para responder”. A agenda de entregas para 2020 foi encerrada em três dias e Rosana e Célima têm recebido muitas manifestações de carinho nas redes sociais. “Agora todos conhecem nosso trabalho e podemos espalhar fofurices pelo mundo”.

Siga o perfil @costurinhaandradas no Instagram e entre em contato por WhatsApp para fazer encomendas: (35) 991 082 902. Entregas para todo o Brasil.