Estudantes da Escola de Negócios participam de palestra

No dia 18 de maio, os estudantes da Escola de Negócios participaram da palestra “Acabou o cupom fiscal. E agora?”, com o professor Dante Barini Filho, da empresa Alterdata Software.

A internet e todo o avanço da tecnologia trouxeram diferentes formas de interação entre pessoas e empresas. E o modelo de registro de operações fiscais também evoluiu. Por meio da Portaria CAT 147, de 05/11/2012, o Emissor de Cupom Fiscal – EFC é substituído pelo CF-e-SAT, Cupom Fiscal Eletrônico emitido pelo Sistema de Autenticação e Transmissão.

O professor Dante explica que “o emissor de cupom fiscal está com os dias contados no Brasil todo. Embora seja a legislação e obrigatoriedade dado pelos estados, o Estado de São Paulo foi um dos primeiros a entrar com projeto”.

Mas é importante destacar que o Cupom Fiscal Eletrônico tem a mesma função, substituindo o uso de papel usado pelos equipamentos Emissores de Cupom Fiscal, podendo ser emitido por meio de software e impressora comum, reduzindo os custos com o cumprimento de obrigações acessórias pelos estabelecimentos.

Dante Barini Filho é formado pela FGV-SP, professor de publicidade do Instituto Nobel de Tecnologia – SP, diretor industrial de brinquedos da Estrela, palestrante sobre fisco digital para o Conselho Federal de Contabilidade.

Para participar da palestra, os estudantes doaram alimentos não perecíveis.