Acontece na Unifeob

Engenharia Agronômica da Unifeob faz treinamento da Syngenta

A Estação Conhecimento aconteceu na estrutura da Fazenda-Escola

O intercâmbio com profissionais da área é extremamente benéfico para universitários, principalmente quando se trata de multinacionais renomadas. A parceria entre Unifeob e Syngenta rendeu mais um fruto: dessa vez, a Estação Conhecimento, treinamento realizado na manhã de sábado (14), reuniu estudantes de todos os módulos de Engenharia Agronômica, dos períodos matutino e noturno. “Eles conseguiram ver e compreender muita coisa lá dentro”, conta o professor Victor Hugo Florencio. “Uma atividade como essa contribui para a formação de senso crítico e estimula a curiosidade por meio de exemplos práticos”.

Kauã Henrique da Silva cursa o 1º módulo de Engenharia Agronômica e ressalta a importância desse tipo de ação para sua formação profissional. “Considerando que em 90% do tempo o agrônomo vai estar fora do escritório, é muito importante para a nossa área podermos ver a produção em campo, como ela é realizada. Agrega muito ao curso”.

Estação Conhecimento

Para a atividade, a Fazenda-Escola da Unifeob foi completamente caracterizada e dividida em seções. Grupos se alternaram para adquirir informações com especialistas em diferentes áreas da Agronomia. “A gente está trabalhando com as culturas de soja e milho. Os estudantes primeiro aprendem sobre tratamento de sementes; depois, herbicidas; em seguida, inseticidas; por fim, fungicidas – todos em ambas as culturas”, explica o desenvolvedor técnico de mercado da Syngenta, Ricardo Braz, um dos instrutores.

“Demonstra que a Unifeob está preparando profissionais para o mercado”, diz o estudante Kauã da Silva.

Ele destaca o benefício mútuo da parceria. “A gente ganha com a estrutura robusta que a instituição tem aqui, uma área tão interessante, tão boa; a Unifeob e os professores têm a possibilidade de ter aqui um laboratório vivo durante toda a safra”. Kauã, o futuro agrônomo, concorda. “Fazer pontes entre empresas e universidade agrega muito. Demonstra que a Unifeob está preparando profissionais para o mercado”, afirma. “Assim como abriu as portas para a Syngenta, pode abrir para outras empresas grandes que queiram fazer demonstrações como essa”

Fazenda-Escola

É um dos diferenciais notórios da Unifeob. Trata-se de uma estrutura de aproximadamente 150 hectares destinada ao estudo do Agronegócio. O espaço é utilizado por vários cursos, como Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, por exemplo. Lá também é realizada a Equoterapia, técnica que oferece à população um método terapêutico com cavalos.

“A estrutura da Fazenda-Escola é de suma importância para nós. Há um espaço gigante, salas de aula que servem para Projetos Integrados, aulas práticas, maquinário e estações experimentais”, lista o professor Victor Hugo. “É um prato cheio para os estudantes terem uma formação complementar da parte prática, desenvolver projetos, experimentos e aprender muito mais”.

Syngenta

Com sede na Suíça, é uma empresa global especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio. Está presente em mais de 90 países e promove biodiversidade, recuperação de terras à beira da degradação e revitalização de comunidades rurais. No Brasil, tem centros de pesquisa e estações experimentais nas principais regiões agrícolas.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados