Acontece na Unifeob

Docentes de Enfermagem da Unifeob falam sobre participação voluntária em vacinação de idosos

A ação foi realizada pelo modelo “drive-thru” e imunizou cerca de 4 mil pessoas

Em meio à pandemia de coronavírus, cada pessoa ajuda o próximo como pode; contar com o conhecimento técnico de profissionais especialistas em saúde é muito reconfortante, especialmente quando se trata de uma atitude voluntária. A coordenadora Eliane Mendes e a docente Mara de Carvalho, do curso de Enfermagem da Unifeob, descrevem como foi participar da ação de vacinação de gripe (Influenza) de aproximadamente 4 mil idosos no último dia 30 de março. “Foi um momento ímpar, diferenciado, porque solidário”, afirma Mara. “A solidariedade é a conduta mais nobre do espírito humano. Permite a relação de partilha, a demonstração do amor fraterno e é uma fonte de cuidado, zelo e proteção ao próximo”.

Organizado pela Prefeitura de São João da Boa Vista, o serviço de vacinação foi realizado pelo modelo “drive-thru” no Largo da Estação das Artes. A ideia foi manter os idosos isolados em automóveis para reduzir a possibilidade de contaminação por coronavírus, uma vez que há mais risco de complicações nessa faixa etária. “A maioria da população atendida proferiu palavras ternas de gratidão, compreensão, elogios e respeito dirigidas a todos os profissionais presentes”, relembra Eliane.

Ética

Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifeob, a professora Mara ressalta o valor ético do voluntariado. “Se comungarmos dos mesmos propósitos e formos capazes de pensar grande, afeitos à partilha das coisas, à dedicação de nossa especialidade ao bem de nossos semelhantes, poderemos construir obras memoráveis”, salienta. “Em uma diversidade de tipos de trabalho e profissões, foi possível proporcionar atendimento ético da melhor maneira possível”.

Eliane aproveita para reforçar que os pacientes devem respeitar os profissionais da saúde atuantes na linha de frente do combate à pandemia. “Inclusive queremos prestar nossa homenagem pessoal à Prefeitura de São João que, com imenso esforço, utilizando colaboradores dedicados e equipamentos necessários, deu suporte e segurança ao evento vacinal, assim como a todos os demais atores envolvidos no processo”.

“Se comungarmos dos mesmos propósitos e formos capazes de pensar grande, (…) poderemos construir obras memoráveis”, diz a docente Mara de Carvalho

Vacinação

É importante imunizar as pessoas contra a gripe comum para não ficarem vulneráveis a uma segunda infecção, além da Covid-19 (ainda sem vacina). “A chegada de forma abrupta do coronavírus está levando todos nós, brasileiros, à reflexão, mexendo com nossas emoções, que estão afloradas como nunca visto, e causando grandes impactos na forma de viver e encarar o presente e o futuro”, explica a coordenadora Eliane.

Acompanhe o calendário de vacinação no site da Prefeitura de São João da Boa Vista: saojoao.sp.gov.br 

Após a imunização por drive-thru, mais doses foram disponibilizadas para públicos específicos (especialmente idosos) em 13 escolas municipais. A estratégia de vacinação é evitar aglomerações para resguardar indivíduos das populações de risco. “O momento atual deve provocar atitudes de cooperação, solidariedade, compaixão e generosidade com os semelhantes, familiares, conhecidos e desconhecidos, companheiros, colegas e amigos. Todos estão vivendo essa mesma amarga experiência limite”, finaliza Mara.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados