“É um lugar mágico!” Mãe de praticante da Equoterapia da UNIFEOB define projeto na vida da filha

“É um lugar mágico!” Mãe de praticante da Equoterapia da UNIFEOB define projeto na vida da filha

Super heróis! É assim que a pequena Lorena, de 10 anos, define os profissionais e voluntários que trabalham no Projeto Equoterapia da UNIFEOB. O projeto completou 16 anos em 2018 e atende cerca de 25 crianças, jovens e adultos.

Segundo a coordenadora do projeto na UNIFEOB, Rosângela Aguiar, a equoterapia é um método terapêutico, que utiliza o cavalo em uma abordagem inter e multidisciplinar. “São vários profissionais trabalhando junto com o cavalo, que é um parceiro de trabalho, para o desenvolvimento psicossocial de quem pratica”, explica.

A equoterapia é indicada por médicos em casos de disfunções, como autismo, síndrome de down, hiperatividade ou alterações neurológicas, como a paralisia cerebral.

Lorena foi diagnosticada autista aos 2 anos. Segundo sua mãe, Heloísa Morais Delfino Goskos, alguns sinais fizeram com que os pais e familiares suspeitassem de algo diferente. “A Lorena corria demais, brincava muito com espelho, não mantinha contato visual e não falava. Levamos primeiro na fonoaudióloga, até que minha irmã teve a ideia de levá-la em uma terapeuta ocupacional, que diagnosticou o autismo”.

Após o diagnóstico e o choque inicial, começou a rotina com fonoaudiólogo e psicólogo. Ainda de acordo com Heloísa, dentre os tratamentos, o que a Lorena mais gosta é a equoterapia. “Nós tiramos férias de tudo, menos da equoterapia. Quando chega dezembro, ela quase morre, porque é a única terapia que ela quer voltar logo. Já saí de Aguaí embaixo de chuva para vir para cá (Fazenda-Escola da UNIFEOB, em São João da Boa Vista), mas eu não me importo, porque sei que aqui ela pode extravasar toda a energia acumulada durante a semana e ser quem ela quer ser, é por isso que ela vem vestida de heroína”.

Para Lorena, além de ser uma heroína diferente a cada sábado, cada um dos que ajudam a equoterapia a ser o que é, é um personagem de filme, seja herói ou até mesmo vilão. “No começo, todo mundo é vilão, mas depois que ela é conquistada, todos viram heróis. Esse contato ajuda muito no tratamento dela”.

Segundo a professora de neurologia do curso de Fisioterapia, Zarif Mendes, os benefícios que a equoterapia traz para o paciente são enormes. “Ela é a relação do indivíduo com o cavalo. Um dos benefícios é o controle da parte motora, do tronco, conscientização postural, noção de espaço, estimula a marcha. Além de tudo isso, tem a parte de socialização e a parte ambiental”, explica.

A equoterapia, que é realizada na Fazenda-Escola da UNIFEOB, oferece uma variedade de exercícios e em diversos ambientes, como a pista ao ar livre com as sombras das árvores e a pista não coberta, onde podem ser feitas atividades lúdicas. Com essas atividades, o praticante trabalha a parte pedagógica. Há também a sala de estimulação, utilizada para estimular nos praticantes áreas que necessitam um pouco mais de atenção, a fim de contribuir para sua melhora.

A proximidade dos praticantes e da equipe é um fator determinante na melhora do paciente. “Você não sai de lá da mesma forma que entrou. Eu falo que a equoterapia é amor, respeito e carinho, uma doação. No aniversário do ano passado da Lorena, eles apareceram todos em Aguaí, vestidos de super-heróis. Eu fiquei emocionada. Aqui é um lugar mágico”, se emociona, Heloísa.

No Projeto da Equoterapia, além dos professores, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária e Pedagogia trabalham juntos a fim de auxiliarem na melhora do paciente e trocarem conhecimentos entre si. “Nós temos muito orgulho desse projeto. Nós formamos muito mais que um profissional mais completo, mas um ser humano melhor”, afirma Rose.

A coordenadora do projeto lembra que é necessário indicação médica e uma avaliação antes do início do tratamento. O agendamento e mais informações sobre a equoterapia pode ser encontradas no Departamento Conexão da UNIFEOB, pelo telefone (19) 3634-3238.

Serviço:

Projeto Equoterapia

Local: Fazenda-Escola UNIFEOB

Endereço: Avenida Dr. Octávio da Silva Bastos, s/n, Estrada Velha São João – Águas da Prata, São João da Boa Vista -SP.

Telefone: (19) 3634-3238