“É um lugar mágico!” Mãe de praticante da Equoterapia da UNIFEOB define projeto na vida da filha

Super heróis! É assim que a pequena Lorena, de 10 anos, define os profissionais e voluntários que trabalham no Projeto Equoterapia da UNIFEOB. O projeto completou 16 anos em 2018 e atende cerca de 25 crianças, jovens e adultos.

Segundo a coordenadora do projeto na UNIFEOB, Rosângela Aguiar, a equoterapia é um método terapêutico, que utiliza o cavalo em uma abordagem inter e multidisciplinar. “São vários profissionais trabalhando junto com o cavalo, que é um parceiro de trabalho, para o desenvolvimento psicossocial de quem pratica”, explica.

A equoterapia é indicada por médicos em casos de disfunções, como autismo, síndrome de down, hiperatividade ou alterações neurológicas, como a paralisia cerebral.

Lorena foi diagnosticada autista aos 2 anos. Segundo sua mãe, Heloísa Morais Delfino Goskos, alguns sinais fizeram com que os pais e familiares suspeitassem de algo diferente. “A Lorena corria demais, brincava muito com espelho, não mantinha contato visual e não falava. Levamos primeiro na fonoaudióloga, até que minha irmã teve a ideia de levá-la em uma terapeuta ocupacional, que diagnosticou o autismo”.

Após o diagnóstico e o choque inicial, começou a rotina com fonoaudiólogo e psicólogo. Ainda de acordo com Heloísa, dentre os tratamentos, o que a Lorena mais gosta é a equoterapia. “Nós tiramos férias de tudo, menos da equoterapia. Quando chega dezembro, ela quase morre, porque é a única terapia que ela quer voltar logo. Já saí de Aguaí embaixo de chuva para vir para cá (Fazenda-Escola da UNIFEOB, em São João da Boa Vista), mas eu não me importo, porque sei que aqui ela pode extravasar toda a energia acumulada durante a semana e ser quem ela quer ser, é por isso que ela vem vestida de heroína”.

Para Lorena, além de ser uma heroína diferente a cada sábado, cada um dos que ajudam a equoterapia a ser o que é, é um personagem de filme, seja herói ou até mesmo vilão. “No começo, todo mundo é vilão, mas depois que ela é conquistada, todos viram heróis. Esse contato ajuda muito no tratamento dela”.

Segundo a professora de neurologia do curso de Fisioterapia, Zarif Mendes, os benefícios que a equoterapia traz para o paciente são enormes. “Ela é a relação do indivíduo com o cavalo. Um dos benefícios é o controle da parte motora, do tronco, conscientização postural, noção de espaço, estimula a marcha. Além de tudo isso, tem a parte de socialização e a parte ambiental”, explica.

A equoterapia, que é realizada na Fazenda-Escola da UNIFEOB, oferece uma variedade de exercícios e em diversos ambientes, como a pista ao ar livre com as sombras das árvores e a pista não coberta, onde podem ser feitas atividades lúdicas. Com essas atividades, o praticante trabalha a parte pedagógica. Há também a sala de estimulação, utilizada para estimular nos praticantes áreas que necessitam um pouco mais de atenção, a fim de contribuir para sua melhora.

A proximidade dos praticantes e da equipe é um fator determinante na melhora do paciente. “Você não sai de lá da mesma forma que entrou. Eu falo que a equoterapia é amor, respeito e carinho, uma doação. No aniversário do ano passado da Lorena, eles apareceram todos em Aguaí, vestidos de super-heróis. Eu fiquei emocionada. Aqui é um lugar mágico”, se emociona, Heloísa.

No Projeto da Equoterapia, além dos professores, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária e Pedagogia trabalham juntos a fim de auxiliarem na melhora do paciente e trocarem conhecimentos entre si. “Nós temos muito orgulho desse projeto. Nós formamos muito mais que um profissional mais completo, mas um ser humano melhor”, afirma Rose.

A coordenadora do projeto lembra que é necessário indicação médica e uma avaliação antes do início do tratamento. O agendamento e mais informações sobre a equoterapia pode ser encontradas no Departamento Conexão da UNIFEOB, pelo telefone (19) 3634-3238.

Serviço:

Projeto Equoterapia

Local: Fazenda-Escola UNIFEOB

Endereço: Avenida Dr. Octávio da Silva Bastos, s/n, Estrada Velha São João – Águas da Prata, São João da Boa Vista -SP.