Ciências Biológicas de olho no microscópio

De olho no microscópio, os universitários do Curso de Ciências Biológicas da UNIFEOB estudam análise parasitológica de fezes. Este tipo de exame visa identificar ovos, cistos e larvas de diversos parasitos intestinais de homens e animais.

De acordo com o professor Dr. Rogério Arcuri, na unidade de parasitologia, os estudantes realizam uma das técnicas mais empregadas no mundo para esse tipo de análise, MÉTODO: HPJ – HOFFMANN, PONS E JANER.

“Buscamos a formação de profissionais altamente capacitados na área de atuação do biólogo: identificação, ensino e pesquisa”, explica o professor.

METODO: HPJ – HOFFMANN, PONS E JANER

A técnica de sedimentação é um teste qualitativo para a detecção de ovos e larvas de helmintos. A sedimentação espontânea, conhecida como método de Lutz ou Hoffman, Pons & Janer, foi desenvolvida para o diagnóstico das enteroparasitoses. É uma técnica útil para ensaios preliminares, visando identificar que grupos de parasitas estão presentes em uma amostra.

O principal objetivo da técnica é o aumento da concentração de ovos, larvas e cistos. Por serem pesados, ovos e larvas são sedimentados espontaneamente, lavados, concentrados e, em seguida, examinados.