Campanha “Cão Doador” da UNIFEOB trará cerca de sete litros de sangue para o Hospital Veterinário

Na quinta-feira, 2 de maio, a UNIFEOB promoveu a campanha “Cão Doador”, no Campus Mantiqueira. O evento visa ampliar o banco de dados de animais doadores de sangue para o Hospital Veterinário da instituição. “Ao decorrer do tempo fomos perdendo contatos de cães que poderiam ser nossos doadores. Pensando nisso, e devido à alta demanda de casos em que uma transfusão se faz necessária, optamos por fazer o evento”, afirma a professora de Medicina Veterinária, Mariely Souza.

Os requisitos para doação são: ter de um a oito anos de idade, peso acima de 25 quilos, estar saudável, ser dócil e morar em São João da Boa Vista. Os animais que participam ganham uma bandana e brindes da Royal Canin.

Nesta etapa da campanha, foram 17 cachorros cadastrados no banco de dados. Cada cão pode contribuir com 18ml de sangue por quilo. Os animais recebem suplementos com ferro e poderão fazer outras doações a cada três meses.

As funções foram distribuídas entre os estudantes do 9º módulo de Medicina Veterinária. Enquanto alguns faziam o questionamento e análise sobre a saúde dos cães, outros faziam exame físico. O estudante Atílio Dellafina falou sobre como essa ação auxilia a comunidade e o aprendizado dos envolvidos: “essa experiência prática tem tudo a ver com o nosso mercado de trabalho. Além disso, a ação é muito importante para salvar a vida de cachorros que tenham um problema de hemoparasitose.”

Jessyca Gião, estudante do 3º módulo de Medicina Veterinária, trouxe o Guga e o Zeca para a participarem e falou um pouco sobre a campanha: “achei muito legal ter acesso e participar do atendimento dos cães, e a ação é ótima para poder ajudar os animais da região.”

O “Cão Doador” foi ontem, mas os registros no banco de dados e doações continuam. Se você se interessou e quer trazer o seu cachorro, entre em contato com a secretaria do Hospital Veterinário pelo número: (19) 3634-3205. O horário de funcionamento é  das 8h às 23h, de segunda a sexta-feira.