Estudantes de Biologia da UNIFEOB têm aula prática com rochas

Estudantes de Biologia da UNIFEOB têm aula prática com rochas

Os estudantes do IV módulo do curso de Biologia tiveram uma aula diferente na última quinta-feira, dia 24. Nas disciplinas de Geologia e Paleontologia, aprenderam sobre rochas e minerais na prática, com equipamentos e amostras do Laboratório de Solos e Rochas da UNIFEOB. Entre os aspectos estudados, estavam: composição química, propriedades físicas, estrutura, aparência, fluorescência, estabilidade, ocorrência e associações dos minerais.

“Nosso laboratório é muito vasto, tem uma gama bastante variada de rochas e minerais para estudar in loco”, relata o professor Hevisley Ferreira. “Nós utilizamos a luz negra porque algumas rochas apresentam um brilho fluorescente quando submetidas a ela; além disso, trabalhamos com o microscópio, o macroscópio e também imãs, para perceber quais têm estrutura magnética”.

Prática e teoria

Além de colocar a mão na massa, é fundamental haver o embasamento teórico. “Em sala de aula, aprendemos sobre as rochas e os minerais: todos os tipos da crosta terrestre, quais são, como se formam e quais os principais grupos formadores”. A prática no laboratório, entretanto, não pode ser esquecida. “É muito complicado explicar sobre rochas e minerais apenas com imagens, slides. Parte do aprendizado envolve sentir o cheiro, a textura e, por incrível que pareça, até o sabor”, destaca o professor.