Estudantes de Biologia da UNIFEOB têm aula prática com rochas

Os estudantes do IV módulo do curso de Biologia tiveram uma aula diferente na última quinta-feira, dia 24. Nas disciplinas de Geologia e Paleontologia, aprenderam sobre rochas e minerais na prática, com equipamentos e amostras do Laboratório de Solos e Rochas da UNIFEOB. Entre os aspectos estudados, estavam: composição química, propriedades físicas, estrutura, aparência, fluorescência, estabilidade, ocorrência e associações dos minerais.

“Nosso laboratório é muito vasto, tem uma gama bastante variada de rochas e minerais para estudar in loco”, relata o professor Hevisley Ferreira. “Nós utilizamos a luz negra porque algumas rochas apresentam um brilho fluorescente quando submetidas a ela; além disso, trabalhamos com o microscópio, o macroscópio e também imãs, para perceber quais têm estrutura magnética”.

Prática e teoria

Além de colocar a mão na massa, é fundamental haver o embasamento teórico. “Em sala de aula, aprendemos sobre as rochas e os minerais: todos os tipos da crosta terrestre, quais são, como se formam e quais os principais grupos formadores”. A prática no laboratório, entretanto, não pode ser esquecida. “É muito complicado explicar sobre rochas e minerais apenas com imagens, slides. Parte do aprendizado envolve sentir o cheiro, a textura e, por incrível que pareça, até o sabor”, destaca o professor.