Estudantes de Medicina Veterinária da Unifeob recebem vacina antirrábica em ação de imunização

Mais de 300 alunos foram imunizados pela Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB receberam a primeira dose da vacina antirrábica em 21 de maio. A aplicação ocorreu no próprio centro universitário, no campus do Mantiqueira, com a equipe da Vigilância Epidemiológica e do Curso de Enfermagem, sob coordenação de Ludmila Zan, Eliane Mendes e Bárbara Pessinatti.

De acordo com a coordenadora do curso, Professora Bárbara Pessinatti, médicos veterinários e estudantes de veterinária estão constantemente expostos a riscos de doenças infecciosas em função da proximidade com os animais. “Uma série de vacinas são necessárias para a proteção do profissional e do estudante em relação às zoonoses (doenças que são transmitidas de animais para humanos). Por isso, organizamos a imunização da vacina antirrábica visando à proteção dos alunos contra a raiva”, explicou.

A aplicação foi realizada pela Vigilância Epidemiológica a pedido da coordenação do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB. “Conseguimos as doses da vacina antirrábica para todos os estudantes do curso e também doses de vacinas para gripe e febre amarela, as quais foram estendidas também aos colaboradores do UNIFEOB”, ressaltou Pessinatti.

A ação contou ainda com a participação do curso de Enfermagem da UNIFEOB, que, sob a coordenação da Professora Eliane Mendes, professores, preceptores e estudantes, auxiliaram no cadastro e aplicação das vacinas.

O enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças da comunidade. Assim, é muito importante que os estudantes se envolvam em todas as oportunidades de ações neste sentido, especialmente quando aproximam e fortalecem as relações entre os cursos do Centro Veterinário.

“Mutirões de vacinação como este mobilizam várias competências técnicas, científicas e gerenciais essenciais para o enfermeiro, além das competências atitudinais como organização e planejamento, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento, visão sistêmica e o trabalho em equipe, no qual são envolvidos os profissionais da vigilância epidemiológica que coordenam a ação”, afirmou Eliane Mendes.

A imunização dos estudantes teve início em 21/05 (primeira dose) e será finalizada em 28/05, com a aplicação da segunda dose. Após receberem a segunda dose, eles serão direcionados para coletar sangue e verificar a titulação, a fim de saber se, de fato, estão protegidos.