Estudantes da Psicologia promovem ação em homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down

No último dia 21 de março, estudantes do curso de Psicologia da Unifeob realizaram uma emocionante ação em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, também conhecida como T21. A iniciativa surgiu a partir dos alunos do Módulo de Bases Biológicas em Processos Psicológicos, durante a unidade de Psicologia e Genética. O grupo compartilhou a ideia com estudantes de outros módulos, que prontamente se engajaram na causa.

O objetivo principal da ação foi conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância desta data, que visa promover a inclusão e valorização das pessoas com Síndrome de Down. Os estudantes foram os protagonistas da iniciativa, exibindo vídeos informativos e vestindo meias diferentes umas das outras, de forma criativa para chamar a atenção e gerar questionamentos.

“A participação dos estudantes foi total. Eles me mostraram a ideia, adorei e então começaram a iniciativa convidando colegas”, disse Tamires Camargo, coordenadora do curso. A ação não só promoveu a reflexão sobre a inclusão e a diversidade, como também evidenciou o engajamento dos estudantes da Unifeob em causas sociais relevantes.

Com essa iniciativa, os estudantes mostraram que a Unifeob não se limita apenas ao ensino formal, mas também é um espaço de conscientização, empatia e solidariedade.

Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.

A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Vale ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética inerente à pessoa.