Acontece na Unifeob

Enfermagem Unifeob recebe do Departamento de Saúde certificado de mérito

A equipe do Departamento de Saúde de São João da Boa Vista realizou uma solenidade para reconhecer os esforços do curso em imunização contra Covid-19 nos últimos meses.

Pela cessão de estudantes, professores e da infraestrutura do Centro Cultural para as ações de vacinação contra a Covid-19 nos últimos meses, o curso de Enfermagem Unifeob recebeu a visita da equipe do Departamento de Saúde de São João da Boa Vista na noite de segunda-feira (9), no Campus Mantiqueira, para uma solenidade de certificação e reconhecimento pelos trabalhos realizados no combate à pandemia.

“Um certificado como esse deve ficar na primeira página de um currículo, porque representa o valor de uma ação importantíssima de voluntariado”, diz o reitor da Unifeob, José Roberto Almeida Junqueira

Ao todo, foram entregues 57 certificados de mérito. “Foi uma solenidade singela, imbuída de muito valor e carinho. Isso empodera nossos professores, estudantes e coordenação, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo com nosso modelo de formação”, declara o reitor da Unifeob, José Roberto Almeida Junqueira. “Um certificado como esse deve ficar na primeira página de um currículo, porque representa o valor de uma ação importantíssima de voluntariado”.

Na homenagem promovida pelo Departamento Municipal de Saúde (DMS) estiveram presentes, além do reitor José Roberto Junqueira e dos professores e estudantes do curso, o diretor municipal de Saúde, Dr. Douglas Moretti; a coordenadora do curso de Enfermagem, Eliane Mendes; a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Vitória Sipolini; o assessor técnico de Direção, Fábio Ferraz; e as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica, Misleana Vilela e Nair Cremonesi.

Primeiro lugar do Estado

Para o diretor de Saúde, Dr. Douglas Moretti, a parceria com a Unifeob foi fundamental para o sucesso da campanha de vacinação. Com os esforços combinados da Prefeitura de São João e da Enfermagem Unifeob, mais de 76,4% da população municipal já está imunizada (de acordo com dados de 11 de agosto); com isso, São João é a cidade com mais de 70 mil habitantes com maior número de primeiras doses aplicadas do Estado de São Paulo.

“Temos que valorizar quem doa seu tempo ao próximo, nossa intenção foi mostrar a eles o quão importante foram essas ações”, diz o diretor municipal de Saúde, Dr. Douglas Moretti.

“Além da ajuda dos professores e estudantes, que sempre se mostraram motivados e empolgados, o espaço cedido para abrigar as equipes de vacinação foi de extrema importância, pois possibilitou a ampliação do atendimento”, ressalta o Dr. Douglas. “Esse reconhecimento é uma obrigação nossa enquanto Departamento de Saúde, uma vez que ações de voluntariado como essas são muito importantes. Temos que valorizar quem doa seu tempo ao próximo, nossa intenção foi mostrar a eles o quão importante foram essas ações”.

“A parceria do curso de Enfermagem da Unifeob com o DMS já remonta há duas décadas, desde a criação do curso”, relata a coordenadora Eliane Mendes. “O momento pandêmico que estamos vivendo estreitou ainda mais os laços de amizade, admiração e respeito por tantos bons profissionais envolvidos. A confiança em nós depositada nos enche de orgulho e motiva cada vez mais nossos estudantes. Diante da tristeza causada por tantas vidas perdidas para a Covid-19, resta o alento de podermos dizer um dia, quando tudo passar, que nós estivemos lá, lutamos, ajudamos, vacinamos e salvamos”.

Linha de frente

Professor e preceptor de Enfermagem, Geraldo Antônio da Silva se sente grato pelo reconhecimento. “É fruto de toda a assistência prestada e de uma parceria de muitos anos a que temos dado continuidade. Acredito que cada estudante vai levar esse momento consigo para o resto da vida. É algo que acrescenta muito ao portfólio e é resultado de uma ação que nos faz crescer muito, tanto pessoal quanto profissionalmente”, garante o enfermeiro que supervisiona grande parte das imunizações. “Temos mostrado que podemos ir muito além nessa campanha de vacinação com os alunos da Unifeob”.

Os estudantes Fernando Ribeirinho e Vitória Felisberto dizem estar ainda mais incentivados a prosseguir com a imunização. “Somos voluntários e nos esforçamos visando o aprendizado e contribuir com a sociedade. A cerimônia foi muito bonita, nosso coração se enche de alegria por participarmos disso”, assegura Fernando. “A gente faz isso por amor, porque gostamos. Temos muito carinho pelos profissionais que trabalham com a gente, então estamos felizes demais por fazer parte de tudo isso e ver que estão satisfeitos com nossa ajuda”, afirma Vitória.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados