Acontece na Unifeob

Doe exames de imagens: campanha é lançada por cursos de Saúde da Unifeob

Os exames são utilizados em diversas disciplinas com total anonimato dos doadores.

Guardar exames antigos (radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias) tem pouca utilidade, uma vez que há risco de a impressão se desgastar e é possível digitalizá-los ou fotografá-los para arquivar digitalmente. Para estudantes da área de Saúde, por outro lado, são extremamente necessários, porque é com essas imagens que aprendem a identificar estruturas e patologias na prática.

“Precisamos de mais ou menos 500 exames para podermos trabalhar”, diz a embaixadora de Biomedicina e Ciências Biológicas, Beatriz Marçola

Para auxiliar os futuros profissionais, a Escola do Bem-Estar da Unifeob está criando um Banco de Exames e precisa do maior número possível de doações. “Eles serão utilizados para fins estudantis, em matérias que envolvam Imagiologia Médica”, explica a estudante Beatriz Marçola, embaixadora dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas. “Precisamos de mais ou menos 500 exames para podermos trabalhar”.

Qualquer pessoa ou instituição pode doar os exames sem se preocupar com as informações impressas na imagem. “O anonimato é realizado através de recorte dos dados pessoais ou riscos com caneta retroprojetora até ficarem ilegíveis”, garante Beatriz. As doações podem ser feitas nos postos de coleta da campanha na Secretaria do Prédio C do Campus Mantiqueira da Unifeob (Av. Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439 – Jd. Nova São João) ou na Clínica Nova Imagem (R. Cel. Ernesto de Oliveira, 571 – Vila Conrado).

Banco de Exames

Entre os exames mais utilizados nos cursos de Saúde, estão:

  • Raio-X: crânio, seios da face, tórax, coluna, braço, antebraço, punho, mão, falanges das mãos e dos pés, quadril, fêmur, tíbia, fíbula, calcâneo e metatarsos.
  • Tomografia: coluna e articulações.
  • Ressonância magnética: órgãos internos e estruturas articulares.
  • Ultrassom: abdômen e partes moles, como músculos e tendões.
Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados