Sua empresa busca adotar “melhores práticas” ou criar soluções inovadoras? Qual o papel da educação neste cenário?

O grande desafio dos tempos atuais está associado a questões comportamentais,  que acabam moldando a cultura das empresas. É praticamente impossível negar que a crise oriunda da pandemia causada pelo novo coronavírus está sendo o principal motivo pelo qual várias empresas estão desaparecendo do mercado e outras estão agonizando pela ausência de  resultados financeiros.

É de extrema importância analisar os impactos da crise nas empresas, assim como criar a percepção de que não será o único desafio a ser enfrentado.  Desta forma,  o estímulo de  uma cultura positiva e inovadora pode fazer com que essas empresas estejam em melhores condições para enfrentar os desafios e escassez de recursos.

Pessoas com pensamentos positivos trabalhando com engenhosidade, colocando suas competências a serviço das organizações e focadas nos resultados, contribuem na redução do impacto das adversidades de mercado. A formação acadêmica é um fator determinante no processo de modelagem de cultura profissional; neste sentido, as pessoas que estão em aprendizagem, ou seja, passando  por um processo de desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e habilidades, são mais flexíveis às mudanças e conseguem encarar os desafios com mais tranquilidade e sabedoria.

Para aumentar a capacidade de gerar resultados, os profissionais devem optar por cursos que trabalham o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, pois assim  poderão contribuir de  forma mais efetiva para o processo de planejamento e execução de atividades operacionais, táticas e estratégicas. Dessa forma, estimula-se a cultura empresarial voltada para os resultados e superação de desafios, uma vez que o conhecimento técnico isolado não traz condições de impulsionar a operação das empresas.

Para as empresas (PJ), os investimentos em desenvolvimento humano devem estar nas discussões estratégicas juntamente com previsões orçamentárias. Para as pessoas físicas, investir em conhecimento e na potencialização de competências é essencial para um melhor destaque no mercado de trabalho e ascensão de carreira.

Em tempos difíceis como o atual, fica evidente o quanto a capacitação profissional  pode contribuir para melhores condições de trabalho e ajudar as empresas nos seus processos, uma vez que a alta capacidade de adaptação a novos cenários e execução de tarefas podem compensar as limitações de recursos. Em resumo, não vivemos em tempos de trabalhar menos nem estudar menos, vivemos tempos de trabalhar mais e intensificar o processo de aprendizado.

Prof. Dirceu Fernandes Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =