Com uma megaestrutura à disposição dos estudantes, o curso de grande tradição conta com um modelo de aprendizagem inovador e voltado à prática.
Um dos cursos mais tradicionais do Centro Universitário Unifeob – considerado o melhor de toda a região segundo o Ministério da Educação (MEC) – é o de Medicina Veterinária. Impressionam não apenas a alta capacitação dos professores, mas também a estrutura oferecida e o projeto pedagógico das aulas, estruturadas de acordo com a temática de cada módulo.
“Desde o primeiro semestre, de três a quatro vezes por semana, os estudantes são inseridos em ambientes de aprendizagem como o Hospital Veterinário, a Fazenda-Escola e os Laboratórios Acadêmicos”, conta a coordenadora do curso Cristiane Figueiredo. “Trabalhamos com um planejamento integrado entre as unidades de estudo e a rotina do Hospital, levando aos estudantes a vivência e a experiência de acompanhar consultas, cirurgias, procedimentos anestésicos e exames complementares”.
As habilidades desenvolvidas com essa metodologia são indispensáveis para o exercício da profissão com excelência. “A prática é muito importante. Nosso curso também conta com atividades complementares realizadas no Hospital e na Fazenda”, informa. “São oportunidades de praticar todo o conteúdo compartilhado pelos professores durante as aulas teóricas”.
Mas o que os estudantes da Unifeob pensam do curso?
Walkiria Helena Ruy Soares
6º módulo de Medicina Veterinária
“As atividades práticas do curso são bem dinâmicas e criativas. O que vemos em teoria, fazemos na prática, de uma maneira que faça a gente entender como é de verdade. As salas de aula estão sempre à nossa disposição, equipadas com tudo o que vamos precisar. Podemos usufruir dos laboratórios para complementar nossas aulas, o que ajuda muito no aprendizado. Fora isso, o ambiente está sempre limpo, bem iluminado e os funcionários dispostos a nos orientar quando temos dúvidas.
“Quando colocamos a mão na massa, acabamos por ter uma noção muito mais real do que vimos na teoria. É de essencial importância ter essa possibilidade, pois com isso temos contato direto com o nosso futuro profissional. As práticas nos motivam e nos colocam em situações que vamos ver e enfrentar. Passar por isso durante a graduação faz uma grande diferença, pois já saímos preparados e com mais vivência da nossa profissão.”
“A prática é muito importante. Nosso curso também conta com atividades complementares realizadas no Hospital e na Fazenda”, diz a coordenadora de Medicina Veterinária, Cristiane Figueiredo
Vitor Cassini
8º módulo de Medicina Veterinária
“A infraestrutura que a Unifeob e o curso de Medicina Veterinária trazem para nós é excelente: os Laboratórios de Anatomia, o Hospital Veterinário, a Fazenda-Escola, tudo sempre à altura do que precisamos para aprender e aplicar o que vemos em sala de aula. Os profissionais são todos muito capacitados e bastante prestativos, sempre nos deixam à vontade para aprender e participar da rotina hospitalar. O curso inova a cada ano, de acordo com as necessidades dos estudantes.
“As atividades práticas são o grande diferencial da Unifeob. O contato direto com a rotina da Medicina Veterinária é realista; tanto as aulas práticas quanto as complementares começam no primeiro módulo do curso, o que faz com que logo de início a gente tenha uma noção muito grande. É fundamental essa combinação de aprendermos primeiro na teoria e logo em seguida passarmos para a prática, facilita bastante no processo de aprendizagem.
“Poder colocar a mão na massa é o que faz um estudante se diferenciar dos demais, sentir confiança para no futuro se tornar um excelente médico veterinário. Quanto mais a gente aplica aquilo que assistimos nas aulas, mais preparados estaremos depois de terminar a graduação. Na Unifeob, as aulas são bem divididas e conseguimos absorver muito mais do que um bom profissional precisa para ter sucesso. Muitas vezes, as dúvidas que temos nas aulas teóricas acabam sendo esclarecidas nas práticas. Agradeço pelo curso e aos professores por cada aula, já que estudar aqui faz com que eu esteja me tornando o profissional que desejo ser um dia.”