Acontece na Unifeob

12º Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores Foca no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas e na Formação Integral dos Estudantes 

O 12º Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro com o intuito de acolher os professores e tutores, comunicar as expectativas acadêmicas para o semestre letivo e subsidiar o planejamento coletivo.

No dia 27, no Centro Cultural, foi realizada a palestra “O Ensino Superior no Contexto das Macrotendências (2025-2030)”, planejada para que os professores compreendessem as habilidades exigidas pelo mundo do trabalho, conforme as atualizações do Fórum Econômico Mundial de janeiro de 2025. A palestra foi ministrada por Patrícia Furlanetto, Pró-Reitora Acadêmica e Procuradora Institucional.

Já no dia 28, ocorreu a Oficina de Experimentação, na qual docentes e tutores puderam aplicar os conceitos discutidos na palestra. A proposta foi aprimorar a implementação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que visa à formação integral dos estudantes, por meio de três eixos de aprendizagem: acadêmico, profissional e para a vida. Os participantes foram desafiados a identificar e relacionar habilidades ao eixo de formação para a vida – que se destaca por abordar questões culturais, sociais, econômicas e ambientais, e que contribuem para o desenvolvimento de algumas competências socioemocionais, como autoconhecimento, consciência social e resolução de problemas, entre outras, essenciais para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar os objetivos de vida.

Inês Waitz, Coordenadora Pedagógica Institucional, salienta que “No contexto do século XXI, saberes técnicos isolados não são mais suficientes para garantir o sucesso profissional. Além do letramento digital, competências como pensamento analítico, autoconhecimento ou autoconsciência, adaptabilidade, colaboração e empatia são fundamentais para enfrentar desafios complexos e se destacar em qualquer área de atuação. É a proposta do nosso PPI.”

Os organizadores esperam que, ao final do simpósio, docentes e tutores reconheçam o quanto o PPI está atualizado e conectado com as novas demandas do mundo do trabalho.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados