Após anos de atuações de destaque no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Geduc), maior e principal congresso do gênero do país, a equipe acadêmica da Unifeob enviou para a edição deste ano o trabalho “Desenvolvimento de competências atitudinais: uma aliança entre a tecnologia e o trabalho humano”. Com o excelente trabalho, a Unifeob venceu pela quarta vez o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) de Prata. A premiação aconteceu na última quarta-feira (29) e a categoria vencedora foi “Inovação acadêmico Pedagógica”.
O projeto “Desenvolvimento de competências atitudinais” foi liderado pela Professora e Coordenadora Pedagógica Institucional da Unifeob, Inês Waitz, junto ao Professor e Assessor Pedagógico Diogo Henrique Vianna, Professor e Head de Inovação e Internacionalização Rodrigo Marudi, Professor e Supervisor de Desenvolvimento de Sistemas Mauro Glória Júnior e ao Desenvolvedor de Sistemas Caio Henrique Barbosa Garcia.
O trabalho tem como objetivo aprimorar o desenvolvimento de competências atitudinais nos estudantes; engajar discentes, docentes e gestores no eixo de formação profissional dos estudantes; sistematizar o processo de desenvolvimento de competências atitudinais – autoavaliação de estudantes, coleta de dados, tratamento de dados, tomada de decisão de colegiado de professores – por meio do desenvolvimento de plataforma digital personalizada para este fim; subsidiar a avaliação e devolutivas [feedbacks] consistentes e coerentes com as propostas pedagógicas de formação e propiciar um painel com as informações para acompanhamento e tomada de decisão dos gestores da Instituição.
“Ser finalista no PNGE, na categoria inovação acadêmico pedagógica é gratificante, pois traduz o reconhecimento de uma prática eficaz em meio a tantas outras inscritas nacionalmente. A criação de uma plataforma digital para auxiliar o desenvolvimento de competências comportamentais e socioemocionais, aqui chamadas de atitudinais, significa usar a tecnologia como aliada do trabalho humano. O Projeto Pedagógico Institucional visa proporcionar aos estudantes as competências que o mundo atual está exigindo e o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado por toda a equipe UNIFEOB que tem o propósito de “transformar a vida das pessoas por meio da educação”, destacou Inês Waitz, coordenadora Pedagógica Institucional.
Histórico
O histórico da Unifeob no PNGE é impressionante. Em cinco participações, a instituição conquistou quatro prêmios e uma menção honrosa.
- 2022/2023 – “Desenvolvimento de competências atitudinais: uma aliança entre a tecnologia e o trabalho humano”: prêmio de prata
- 2019/2020 – “E a vida: só exige competências técnicas?”: prêmio de prata
- 2018/2019 – “IGC: desafio institucional”: prêmio de prata
- 2017/2018 – “Painel de gestão acadêmico-pedagógico”: menção honrosa
- 2016/2017 – “Prática bem-sucedidas”: prêmio de prata
Apresentação
O regulamento é criterioso: o trabalho deve conter um texto com sumário, descrição da prática, objetivos, metas, planejamento estratégico (acadêmico, financeiro e administrativo), demonstração de resultados e pontos de evolução de cada prática. “As iniciativas institucionais enfocam a qualidade do ensino e são permeadas por princípios, valores e pelo cumprimento da missão institucional”, explica Michele Colla.
“Hoje a Unifeob é reconhecida como um dos melhores Centros Universitários da região, com valores de sustentabilidade, inovação, transparência nas relações, rede colaborativa (trabalho em equipe) e comprometimento. Nossa missão é transformar pessoas para serem empreendedoras e protagonistas e queremos ser referência em educação e serviços”, conclui.
PNGE 2023
Trata-se da principal premiação de gestão educacional do Brasil. O PNGE tem como objetivo incentivar as instituições de ensino a desenvolverem práticas eficazes em diversas áreas e inspirar outras organizações a aprimorarem a educação no país. Os vencedores são divulgados em um evento específico da programação do Geduc.
Geduc 2023
O Geduc traz como tema central nesta edição “Os novos caminhos da educação – Resultados PARA a Instituição e PELO Brasil”. Com palestrantes de renome e debates de alto nível, o congresso é um ponto de encontro para gestores acadêmicos e administrativos, reitores, pró-reitores e diretores das maiores Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil.




