Acontece na Unifeob

Unifeob sedia Nasa Space Apps

A Unifeob sediou o Nasa Space Apps Challenge, o maior evento de hackathon (desafio de ideias) do mundo. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, que utilizaram dados gratuitos da Nasa para resolver problemas reais, tanto da Terra quanto do Espaço, durante um período de 48 horas seguidas.

O Nasa Space Apps Challenge, foi realizado simultaneamente em 281 países e 33 cidades do Brasil. Esta foi a primeira vez que São João da Boa Vista recebeu o hackathon. 

O objetivo dos participantes era inspirar a colaboração, criatividade e pensamento crítico, com a missão de alavancar esse interesse para promover o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, contadores de histórias e engenheiros. 

Após as entregas de todos os projetos, foi realizada uma análise pelos representantes da Unifeob e responsáveis do evento. Com isso, foram selecionados três grupos vencedores.

O primeiro lugar foi com a equipe TOOLS4ALL,  composta pelos participantes Luís Antônio Augustinho Junior e Rubens Paulo do Nascimento Bino. O desafio dessa equipe era equipar um habitat em Marte (desafio de impressão 3d), para isso, eles construíram um carrinho universal composto por peças, ferramentas adaptáveis ​​e braços de alavanca. Os eixos das rodas são ferramentas comuns de trabalho e de uso pessoal, constituídos por barra roscada e porcas ajustáveis, chave de fenda e phillips, perfil plástico, plataforma plástica, roda metálica. A parte funcional e estrutural do carrinho possui uma variedade de peças de concreto para resistir à capacidade de carga impermeável, obtendo resistência e praticidade para transportar volumes. O carrinho universal pode ser utilizado em diversas formas de uso, devido a sua formação de peças construtivas e ágeis ao manuseio, contendo itens relevantes para adaptações no uso. Algumas peças não encaixáveis ​​foram projetadas para facilitar a montagem e desmontagem do carrinho.

Em segundo  lugar estão Matheus Eduardo Ramos Garcia, Wagner Ferreira Barbosa Junior, Kemelly Caroliny Guedes Parreira, Taynara Rodrigues Lopes e Leyene Kerolyn Guedes Tozatto com a equipe STAR.T. Os vice-campeões produziram um aplicativo móvel para ensinar sobre o Telescópio James Webb que se conecta com óculos de realidade virtual e impressora 3D para tornar o aprendizado mais dinâmico. O Aplicativo conta a história de um astronauta que precisa recuperar as peças dos telescópios James Webb que explodiram e se separaram em oito partes, sendo mantidas na sede da NASA. A partir daí o astronauta deve iniciar sua jornada de aprendizado através do jogo . O desafio dessa equipe era criar um jogo para ajudar as pessoas a aprender sobre as incríveis capacidades do Telescópio Espacial James Webb.

Já o terceiro lugar, ficou com GUIADOS POR BILU. A equipe é composta por Thiago Telini, Beatriz Perussi de Souza, Guilherme Pereira Joaquim, Gustavo Aparecido Nagae Teixeira, Leonardo Celso Consentine e Camily Santana Barbosa. O desafio da equipe foi mensurar a ciência aberta e ao refletir sobre o assunto, entenderam que a academia apresenta dificuldades quanto a sua divulgação, por isso, desenvolveram uma plataforma voltada para o meio científico, visando a publicação de artigos em uma interface multiplataforma e classificação sistema qualitativo, baseado em avaliações. A equipe desenvolveu uma plataforma com design simples e intuitivo, para os usuários consumirem, produzirem e avaliarem artigos de forma independente ou publicados em jornais oficiais. Com isso, criaram um indicador de qualidade: o índice BILU, resultado de avaliações de leitores em geral e especialistas do meio científico.

Os finalistas globais estão sendo avaliados pelos Juízes Executivos de Aplicativos Espaciais da NASA e pelos 11 Parceiros de Agências Espaciais deste ano. O resultado do julgamento será anunciado no dia 8 de dezembro. 

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