Os educadores do ensino médio foram escolhidos em pesquisa com os estudantes do Centro Universitário.
Educar é muito mais que uma profissão, é uma missão. Em reconhecimento a todo o empenho, vontade e esforço dos professores que preparam os futuros universitários da Unifeob para serem excelentes pessoas e profissionais, a 4ª edição do Professor que Faz a Diferença será realizada na próxima quinta-feira (14), às 18h, na Biblioteca do Campus Mantiqueira.
“É um evento muito importante para a Unifeob. A homenagem é muito merecida por todos os professores, e nós sabemos da sua importância para o trabalho que realizamos aqui no Relacionamento. São eles que estão em contato direto com os alunos”, diz a coordenadora de Comunicação e Marketing, Tharcila Buzon, responsável pela organização do evento desde a primeira edição. “Neste ano, serão mais de 20 homenageados de instituições de ensino de toda a região”.
“É muito importante aos professores saberem desempenhar bem seu papel para se sentirem como estou me sentindo agora: lisonjeada”, diz a professora Beatriz Saddi
Os homenageados foram escolhidos em uma pesquisa feita com os estudantes da Unifeob. Em respeito aos protocolos sanitários em vigência, o evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube e uma professora representará os demais: Beatriz Aparecida de Mello Saddi, responsável pelo ensino de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Estadual Cel. Joaquim José por aproximadamente 30 anos.
Imagens da 3ª edição do Professor que Faz a Diferença, em 2020.
Professores que fazem a diferença
“Eu batalhei muito anos e sempre me preocupei muito com meus alunos. Procurei fazer com que entendessem a matéria, absorvessem, pudessem assimilar aquilo que eu estava ensinando”, conta a professora Beatriz Saddi. Nas técnicas desenvolvidas por ela para reter a atenção da classe, muitas vezes abordava assuntos de interesse geral e promovia debates na sala. “Queria que pudessem engrandecer não só o caráter e a personalidade, como também a vida toda, carregar aquilo como um suporte de vida”.
Para a pedagoga, uma boa aula vai muito além de apenas transmitir um conteúdo. “É passar os conhecimentos de vida, as experiências que temos para que os alunos tenham estrutura no futuro para também terem essa experiência. O aluno é um todo, não é só o conhecimento; ele também tem sentimentos”, explica. Sobre a homenagem, não poderia estar mais orgulhosa. “É muito importante aos professores saberem desempenhar bem seu papel para se sentirem como estou me sentindo agora: lisonjeada”.
“Fico extremamente emocionada e agradecida por esse gesto tão nobre, de uma grandeza infinita”, diz a professora Rosimeire Alves
Outra das professoras a receber o reconhecimento será Rosimeire Moreira da Silva Alves. Ela ensina Inglês em três instituições de ensino de Andradas – MG e, mesmo a distância, confessa estar muito emocionada. “Foi uma surpresa enorme. Quando recebi a mensagem, foi como algo mágico que me fez refletir ainda mais como nós, professores, somos especiais e importantes nas vidas dos nossos alunos”, recorda. “Fico extremamente emocionada e agradecida por esse gesto tão nobre, de uma grandeza infinita”.
Durante a pandemia, Rosimeire se reinventou para assegurar a aprendizagem dos estudantes. “Para que não desistissem, com aulas remotas e híbridas, para o acesso à educação ser extremamente garantido”, relata. Para ela, a homenagem é uma oportunidade de pensar sobre a importância dos educadores. “Nossas práticas em sala de aula são exemplos de vida e reflexão para cada aluno que passa por nós e marca nossas vidas. Sempre senti que esse era meu papel nesse mundo: transmitir conhecimento e mostrar que a educação nos leva a lugares inimagináveis”.