Unifeob proporciona cursos de capacitação para enfermeiros da Santa Casa

A parceria entre o hospital e o curso de Enfermagem garante diversas oportunidades de aprimoramento aos profissionais.

Os enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros” estão recebendo capacitações constantes ministradas pelos docentes do curso de Enfermagem da Unifeob. Atualmente, há mais de 15 cursos livres disponíveis, e toda a equipe multiprofissional do hospital pode participar. Entre as oportunidades, há treinamento para diversos procedimentos e competências específicas para atualização e melhora de performance individual e coletiva.

“Os cursos visam atualizar os profissionais sobre temáticas do seu dia a dia, além de propiciar discussões e aprimorar ideias”, diz a coordenadora de Enfermagem da Unifeob, Eliane Mendes

“Os temas são voltados prioritariamente a enfermeiros; técnicos e auxiliares de enfermagem; e funcionários da Santa Casa”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Eliane Mendes. “A equipe recebe um convite do Departamento de Educação Permanente e aqueles que comparecem recebem um certificado, sem necessariamente haver inscrição prévia. Os cursos visam atualizar os profissionais sobre temáticas do seu dia a dia, além de propiciar discussões e aprimorar ideias, levando cada vez mais a uma assistência segura e pautada em evidências científicas”.

A carga horária das capacitações varia de acordo com o tema, embora normalmente tenham duas horas de duração. As datas e horários são agendados conforme a disponibilidade da equipe e a prioridade dos temas, mas, em geral, têm acontecido quinzenalmente. Os responsáveis pelo programa de capacitações pela Santa Casa são a enfermeira responsável técnica Cintia Carla Mometti e as enfermeiras Messauandra de Oliveira Bueno e Janaina Corbano. Pela Unifeob, a coordenadora Eliane Mendes, a supervisora geral dos estágios Mara Villas Boas de Carvalho e as preceptoras Livia Perinotti, Janieli Melo, Vanessa Marcelino, Andressa Parca, Thayná Fernandes, Kelly Bergamasso, Karla Mobiglia e Larissa Geremia.

Cursos

Os temas das capacitações ministradas pelo curso de Enfermagem da Unifeob na Santa Casa são: Sistematização da Assistência de Enfermagem; Aprimoramento de Técnica de Punção Arterial; Aprimoramento de Técnica de Punção Venosa; Aprimoramento em Temática de Controle de Infecção Hospitalar: Bundles; Aprimoramento em Temática de Controle de Infecção Hospitalar: Precauções; Técnica de Punção em Port-a-Cath; Aprimoramento da Técnica de Sondagem Vesical de Demora e Sondagem Vesical de Alívio; Prevenção de Lesão por Pressão e Principais Curativos em Feridas; Aprimoramento da Técnica de Sondagem Nasogástrica e Nasoentérica; Segurança do Paciente – Competências Gerenciais para a Construção de uma Assistência de Qualidade; Punção Óssea; Atuação da Equipe de Enfermagem em Parada Cardiorrespiratória; Cuidados de Enfermagem a Pacientes Internados em Ortopedia; Cuidados de Enfermagem a Pacientes Internados em Cardiologia; Cuidados de Enfermagem a Pacientes Internados em Neurologia; Cuidados de Enfermagem a Pacientes Internados para Procedimento Cirúrgico.

Santa Casa – Unifeob

A parceria entre as duas instituições existe desde a criação do curso de Enfermagem. “A Unifeob sempre procura atender a todas as demandas da Santa Casa nas quais temos expertise”, relata a coordenadora Eliane. “É uma via de mão dupla, eles recebem um serviço prestado por nós e nossos estudantes se beneficiam do aprendizado que a atividade impõe e da possibilidade de estagiar em todos os setores. Isso amplia muito sua capacidade de aprendizado”.

Para além do campus

O objetivo da Unifeob de transformar vidas por meio da educação implica, necessariamente, em fazer o conhecimento ultrapassar os limites dos campi da instituição. Para os estudantes, isso normalmente acontece com o Dia Maker, os Projetos Integrados (PIs), trabalhos de conclusão de curso (TCCs), trabalhos finais de graduação (TFGs), iniciações científicas etc. Outro modo de garantir o acesso da comunidade ao que se ensina e desenvolve no Centro Universitário é por meio de ações como palestras, treinamentos, publicação de artigos, cursos livres e capacitações ministradas pelo corpo docente.