Unifeob promove ação de Biblioterapia para conscientização sobre saúde mental no Setembro Amarelo

Em sintonia com o mês dedicado à valorização da vida, a biblioteca da Unifeob criou uma ação especial para o Setembro Amarelo, promovendo um espaço de acolhimento e reflexão sobre saúde mental por meio da literatura. Sob a supervisão de Patricia Rosarin, a iniciativa foi desenvolvida pela equipe da biblioteca, liderada por Fabíola, que montou uma mesa com indicações literárias focadas no tema, convidando os estudantes a explorar obras que abordam questões emocionais e psicológicas.

Patricia Rosarin explica que a ideia partiu da própria equipe da biblioteca, com o intuito de oferecer um espaço onde a literatura pudesse servir como ferramenta de apoio emocional: “Queremos contribuir com um espaço de reflexão, utilizando a literatura como forma de diálogo sobre emoções e saúde mental. Nosso objetivo principal é facilitar o acesso a obras que tratam da saúde mental, oferecendo um ambiente acolhedor para a leitura e estímulo à discussão sobre o tema”.

A mesa exibe uma seleção diversificada de livros que exploram temas como ansiedade, depressão e autocuidado. Fabíola, responsável por organizar a ação e selecionar os materiais disponíveis, ressalta que a curadoria foi feita com o objetivo de oferecer uma variedade de conteúdos que possam ajudar os estudantes: “Selecionamos livros que abordam ansiedade, terapia e outras questões ligadas à saúde mental. A escolha foi feita considerando a diversidade de gostos, afinal, cada leitor tem seu livro”.

A resposta dos estudantes foi imediata e positiva. Praticamente todos os livros expostos já foram emprestados, e a equipe da biblioteca tem reposto as obras diariamente. “A ação, além de proporcionar bem-estar, também impulsionou o hábito da leitura, especialmente de livros que estavam há algum tempo sem serem requisitados”, compartilha Fabíola.

Patricia destaca ainda o apoio de outros setores da Unifeob na implementação da iniciativa, o que foi fundamental para o sucesso da ação: “Tivemos o reconhecimento de gestores, embaixadores e muitos estudantes. Identificar um local acessível dentro da biblioteca e encontrar os livros certos foi um desafio, mas ver o interesse crescente dos estudantes mostra que estamos no caminho certo”.

A biblioterapia, conceito que propõe a cura emocional por meio dos livros, é vista pela equipe da biblioteca como um recurso eficaz para apoiar os estudantes. “Livros podem proporcionar identificação, empatia e oferecer insights valiosos sobre experiências semelhantes”, afirma Patrícia. “A biblioterapia ajuda a combater questões relacionadas à saúde mental, permitindo que as pessoas explorem suas emoções por meio da leitura”.

Para Fabíola, a ação já está impactando positivamente a comunidade acadêmica: “Além de emprestarem os livros, os estudantes têm vindo conversar sobre as obras, mostrando que a iniciativa tem gerado discussões valiosas sobre saúde mental”.

A equipe da biblioteca convida todos os estudantes e membros da comunidade acadêmica a prestigiarem a ação do Setembro Amarelo. “Esperamos que essa campanha inspire outras iniciativas, e que a literatura continue sendo uma fonte de apoio emocional para todos”, conclui Patrícia.

Visite a Biblioteca da Unifeob e explore as indicações de Biblioterapia!