É a terceira vez que a instituição recebe o principal prêmio de gestão do país
Após três atuações de destaque no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Geduc), maior e principal congresso do gênero do país, a equipe acadêmica da Unifeob enviou para a edição deste ano o trabalho “E a vida: só exige competências técnicas?”, com enfoque no Projeto Pedagógico Institucional de formação por competências e eixo de formação da vida, e venceu Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) de Prata na última segunda-feira (28). A apresentação oral será realizada na tarde da próxima sexta (31) pela coordenadora de operações acadêmicas Michele Colla e pela diretora acadêmica Ana Flávia Carvalho.
“Quando a Unifeob recebe a premiação de uma prática bem-sucedida no Geduc, todos nós recebemos o reconhecimento do trabalho em equipe e do Projeto Pedagógico Institucional de formação por competências”, afirma Ana Flávia. “A Unifeob é projetada nacional e internacionalmente como protagonista e detentora do know-how de boas-práticas de gestão educacional, inovação e gestão por competências. Isso também possibilita a socialização de tais práticas com outras instituições”.
“Todos devemos nos sentir orgulhosos por essa conquista. O tema do trabalho sugere pensarmos cada vez mais na nossa responsabilidade como educadores”, diz a coordenadora pedagógica Inês Waitz. Ela reforça que o Projeto Pedagógico Institucional, coração da Unifeob, atrai cada vez mais atenção externa por ser muito bem fundamentado, mas que ele não existiria sem a competência dos professores e colaboradores da instituição. “O reconhecimento só é possível por estarmos colocando isso em prática. Contamos com pessoas que acreditam em nossa proposta, a qual está conectada com o que o mundo espera hoje da formação profissional: mais do que somente as competências técnicas, que saibamos trabalhar com cenários incertos, como o que estamos vivendo”.
Projeto pedagógico inovador
O mérito do sucesso da Unifeob no Geduc 2020 e nas três edições anteriores se deve ao Projeto Pedagógico Institucional criado pela equipe acadêmica em 2012 e aprimorado ano a ano. Isso colaborou diretamente para o aumento do Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
“Nossa missão é transformar pessoas para serem empreendedoras e protagonistas e queremos ser referência em educação e serviços”, diz a coordenadora de operações acadêmicas Michele Colla
“Nós dissecamos competência em conhecimento, habilidades e atitudes, o que facilita a compreensão dos estudantes. Criamos situações de desenvolvimento das habilidades; e a atitude é o que eles fazem com domínio do conhecimento e das habilidades diante de desafios profissionais e pessoais”, elucida o pró-reitor acadêmico José Roberto Junqueira. “O projeto é debatido democraticamente, todos trazem visões de mundo de diferentes áreas, é isso que dá amálgama”.
Histórico
O histórico da Unifeob no PNGE é impressionante. Em quatro participações, a instituição arrebatou três prêmios e uma menção honrosa.
- 2019/2020 – “E a vida: só exige competências técnicas?”: prêmio de prata
- 2018/2019 – “IGC: desafio institucional”: prêmio de prata
- 2017/2018 – “Painel de gestão acadêmico-pedagógico”: menção honrosa
- 2016/2017 – “Prática bem-sucedidas”: prêmio de prata
Apresentação
O regulamento é criterioso: o trabalho deve conter um texto com sumário, descrição da prática, objetivos, metas, planejamento estratégico (acadêmico, financeiro e administrativo), demonstração de resultados e pontos de evolução de cada prática. “As iniciativas institucionais enfocam a qualidade do ensino e são permeadas por princípios, valores e pelo cumprimento da missão institucional”, explica Michele Colla.
“Hoje a Unifeob é reconhecida como um dos melhores Centros Universitários da região, com valores de sustentabilidade, inovação, transparência nas relações, rede colaborativa (trabalho em equipe) e comprometimento. Nossa missão é transformar pessoas para serem empreendedoras e protagonistas e queremos ser referência em educação e serviços”, conclui.
PNGE 2020
Trata-se da principal premiação de gestão educacional do Brasil. O PNGE tem como objetivo incentivar as instituições de ensino a desenvolverem práticas eficazes em diversas áreas e inspirar outras organizações a aprimorarem a educação no país. Os vencedores são divulgados em um evento específico da programação do Geduc.
Geduc 2020
Com 18 anos de tradição, o Geduc traz como tema central nesta edição a provocação “Disrupção na Educação – Venha para o Futuro!” Com palestrantes de renome e debates de alto nível, o congresso é um ponto de encontro para gestores acadêmicos e administrativos, reitores, pró-reitores e diretores das maiores Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil. Devido à pandemia, a edição deste ano foi totalmente virtualizada.
Na primeira imagem, equipe da Unifeob durante o Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores, em janeiro; abaixo, tela do ambiente virtual com a premiação da Unifeob durante o Geduc 2020.