Unifeob Marca Presença no Programa de Formação de Professores do Consórcio STHEM Brasil

Na última terça-feira (27) e quarta-feira (28), o Consórcio STHEM Brasil promoveu mais um módulo do Programa de Formação de Professores na PUC de Campinas, com foco em Psicometria e Estratégias para a Avaliação por Competências. O evento reuniu 90 professores de diversas instituições de ensino superior (IES) do Brasil, além de contar com a expertise do Instituto Tecnológico de Monterrey, do México.

O CONSÓRCIO STHEM BRASIL, criado em 21 de novembro de 2013 por 11 IES e liderado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), com apoio do LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, celebra 10 anos de atuação. Atualmente, a rede inclui mais de 65 IES no Brasil e uma em Portugal. Com a missão de promover inovação acadêmica e formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos, o consórcio oferece programas de formação para professores e gestores.

O Programa de Formação de Professores do STHEM Brasil, que se estenderá de junho de 2024 a março/abril de 2025, inclui atividades tanto EaD quanto presenciais, totalizando 127 horas de aprendizado. Apenas professores das instituições consorciadas têm acesso a este programa.

A participação da Unifeob no evento foi significativa, com a presença de quatro de seus docentes: Ingridy Karoline Nogueira Ferreira, professora do curso de Pedagogia e tutora EaD; Ana Carolina Maldonado Matos, professora da Escola de Negócios; Adriano dos Santos Oliveira, professor dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Nutrição; e Lucas Henrique Bastos Martins, professor do curso de Engenharia Agronômica e tutor EaD.

Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, coordenadora do Programa, destacou a importância de não apenas discutir, mas também aplicar práticas de avaliação baseadas em competências. “É crucial ensinar aos professores como implementar essas avaliações na prática, incluindo aspectos como psicometria e tipos de avaliação alternativos,” afirmou.

Ana também ressaltou a necessidade de atualizar continuamente as práticas educacionais para preparar os estudantes para um mundo em constante mudança. “Precisamos avaliar nossos estudantes segundo os quatro pilares da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver,” explicou. “Esse é o foco do nosso Projeto Pedagógico Institucional, que se alinha com os objetivos do STHEM e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais,” disse Inês, ela que é Coordenadora Pedagógica Institucional

A participação no Sthem Brasil é extremamente relevante para os professores da Unifeob, pois proporciona uma atualização essencial sobre temas como Inteligência Artificial e Estratégias Avançadas para uma Avaliação por Competências. Estar atualizado sobre essas inovações permite integrar metodologias e ferramentas, enriquecendo a formação dos alunos e otimizando processos pedagógicos”, disse Ingridy, professora do curso de Pedagogia e tutora EaD

A participação da Unifeob no programa do STHEM Brasil demonstra seu compromisso com a inovação acadêmica e a formação de professores altamente qualificados, garantindo uma educação de excelência e preparada para os desafios do futuro.