Com a estrutura, poderão ser realizados até 100 exames diariamente para identificar pacientes com Covid-19
A Unifeob instalará, a partir da próxima segunda-feira, dia 22, um Laboratório de Campanha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na R. Cel. Ernesto de Oliveira, 860 – Vila Conrado, onde atualmente funciona o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro Universitário e o Laboratório Centerlab, com apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista. A estrutura funcionará 24 horas por dia, integrada ao fluxo do Centro de Atendimento, com estimativa de realização de 80 a 100 exames por dia.
“Nossa intenção é atender a esta necessidade urgente e ajudar neste momento delicado pelo qual estamos passando”, diz a coordenadora de Biomedicina e Ciências Biológicas da Unifeob, Cíntia Rossi
Gerenciado pela coordenadora dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas, Cíntia Rossi, e pelo proprietário do Laboratório Centerlab, Rogério Arcuri, também docente de Análises Clínicas da Unifeob, o Laboratório de Campanha é um esforço coletivo de diversos setores da instituição, como Reitoria, Diretoria Acadêmica, Diretoria de Projetos, Marketing, Patrimônio e setor de Tecnologia da Informação (TI). “Todos são fundamentais para o desenvolvimento desse projeto”, afirma Cíntia. “Nossa intenção é atender a esta necessidade urgente e ajudar neste momento delicado pelo qual estamos passando”.
Exames
“Faremos a coleta do material, os exames laboratoriais e a confecção e entrega do laudo, tanto para pacientes quanto para os órgãos competentes”, explica Rogério. Ele cedeu a estrutura técnica do Laboratório Centerlab para colaborar com a causa. “A metodologia será rápida e precisa, visando minimizar os gastos do poder público e otimizar o processo”. Serão analisadas amostras coletadas da nasofaringe – análise conhecida popularmente como “exame do cotonete” – apenas de pacientes sintomáticos com suspeita relevante de Covid-19. “A gente tem poucos recursos, então precisamos gerenciar isso da forma correta”, reforça.
Campanha de arrecadação
O Laboratório de Campanha Unifeob iniciará as atividades com 500 kits de teste disponíveis, porém é necessário arrecadar recursos para a aquisição de outros, pois a expectativa é de que sejam completamente utilizados em menos de uma semana (embora isso possa variar de acordo com a demanda). “Isso é extremamente importante: precisamos comprar mais kits. Quanto mais conseguirmos arrecadar, mais pessoas serão beneficiadas”, ressalta Rogério.
As doações podem ser feitas por pagamento instantâneo (Pix) ou via código de realidade aumentada (QR Code).
Chave Pix: pix@unifeob.edu.br
Voluntários
Um formulário para cadastro de voluntários foi divulgado no começo da semana, porém o número de vagas foi rapidamente preenchido em menos de três dias. “Por ora, tivemos 167 inscritos. Assim que for necessário, vamos divulgá-lo novamente para atender a uma possível insuficiência, mas primeiro vamos iniciar as atividades para entendermos qual será a demanda”.
Em relação à qualificação exigida, Cíntia explica que a maior carência é para atividades gerais como digitação e acompanhamento de pacientes. “Mas há também a possibilidade de envolver estudantes estagiários, principalmente dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia, que poderão trabalhar até em regime de estágio”.