Unifeob fortalece ações de conscientização no Setembro Amarelo com reconhecimento e apoio emocional

Em sintonia com a campanha nacional do Setembro Amarelo, que visa à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, a Unifeob promoveu duas importantes ações, demonstrando seu compromisso com o bem-estar de sua comunidade acadêmica.

A primeira iniciativa, foi a “Semana do Reconhecimento,” que buscou incentivar os colaboradores a reconhecerem e celebrarem as conquistas e qualidades uns dos outros. Por meio do envio de “cartões elogio”, uma prática já enraizada na instituição, a campanha teve como objetivo fortalecer os laços e promover um ambiente de trabalho mais empático e acolhedor.

“A ideia foi de reconhecer atitudes, conquistas e qualidades que merecem destaque. O reconhecimento é uma forma de valorização que impacta positivamente na saúde mental e no clima organizacional,” explicou Otávio Sacardo, Coordenador de Pessoas & Cultura.

A segunda ação aconteceu no dia 25 de setembro, quando o Departamento de Pessoas & Cultura, em parceria com o curso de Psicologia da Unifeob, realizou uma intervenção com foco no bem-estar emocional. Colaboradores do centro universitário receberam bombons e cartões com mensagens de apoio e conscientização.

O gesto, simples e simbólico, tinha a intenção de reforçar a importância de se falar sobre saúde mental e de pedir ajuda quando necessário. “Era muito importante que abraçássemos essa causa. Entregar os bombons foi uma forma de lembrar a todos que ninguém está sozinho e que pedir ajuda é um sinal de força,” acrescentou Otavio.

O Setembro Amarelo tem ganhado cada vez mais relevância à medida que a saúde mental se torna um tema central nas discussões atuais. O impacto da pandemia aumentou a demanda por apoio psicológico, mas a pressão diária – seja ela estética, profissional ou pessoal – também é um fator que afeta diretamente o equilíbrio emocional de muitos.

Ações como as promovidas pela Unifeob mostram que, além de oferecer suporte acadêmico e profissional, a instituição está atenta às necessidades emocionais de seus colaboradores, reforçando a importância de uma cultura de cuidado e acolhimento.