A Unifeob recebeu estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas de São João da Boa Vista e Águas da Prata que se reuniram no Campus Mantiqueira para fazer a prova do tradicional concurso Melhor Aluno da Escola Pública. O projeto é realizado há mais de 10 anos pelo Rotary Club e pela Diretoria de Ensino, além de contar com a parceria da Unifeob e do Anglo São João. Os exames também foram aplicados simultaneamente em mais 12 municípios da região.
Estiveram presentes as coordenadoras da Unifeob Leticia Costa Teixeira e Fátima Medici, além do presidente do Rotary e idealizador do concurso Silvio Michelazzo.
Criado pelo Rotary Club, o Melhor Aluno da Escola Pública” atualmente é conduzido em grande parte pela DRE. Uma das maiores responsáveis pelo andamento do concurso é a supervisora de ensino Fátima Medici, também coordenadora do curso de Pedagogia EaD da Unifeob.Desde as primeiras edições, a Unifeob se firmou como apoiadora e foi responsável pela expansão do concurso para os municípios da região. O objetivo é reconhecer, valorizar e incentivar os talentos da escola pública.
Os alunos vencedores receberão bolsas integrais de cursos superiores da Unifeob e do ensino médio do Anglo São João como incentivo para seguir com os estudos.
Premiação
A escolha dos participantes é feita pelas escolas por meio de uma prova específica. “O projeto visa incentivar o comprometimento dos estudantes para se dedicarem cada vez mais e se tornarem uma referência para os colegas. A premiação é um reconhecimento por todo o esforço”, explica Fátima, que destaca que as questões do concurso se equiparam às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Vestibular de Bolsas da Unifeob. “É um prêmio de transformação de vida para eles e suas famílias. Com certeza vão fazer a diferença lá na frente para os outros que virão, é esse ciclo que a gente quer”.
A correção das provas é feita pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs), responsáveis pela formação de todos os professores e coordenadores da rede dos municípios da Diretoria de Ensino. A divulgação dos contemplados é feita pelo Rotary Club, que pode comunicar antecipadamente às escolas ou em uma cerimônia com todos os participantes. A revelação de quem venceu começa a partir do dia 25 de novembro e se estende para todas as cidades até o meio de dezembro.
Jessica Marinho da Silva conta que se preparou fisicamente e emocionalmente para a prova. “Essa é uma oportunidade que não podemos deixar passar, principalmente para quem não tem condição de estudar em uma faculdade tão reconhecida. Fico animada de saber que posso escolher o curso que eu quiser e me tornar a profissional que eu quero ser”, destacou.
Leticia do Prado também foi uma das participantes. “Me dediquei muito para que eu possa realizar o meu sonho de me tornar uma Arquiteta pela Unifeob”, contou, emocionada.