Pelo décimo ano consecutivo, a Unifeob alcançou a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação, o que mantém a instituição entre as melhores do país. Em outra avaliação do MEC, o tradicional curso de Direito da UNIFEOB recebeu a nota máxima no CPC Conceito Preliminar de Curso, critério que leva em conta o desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo de formação dos alunos.
No Brasil, apenas 1,95% dos cursos de Direito possuem nota 5. Para repercutir a importância e os impactos positivos para a instituição, o Região entrevista o Reitor da UNIFEOB, professor José Roberto Junqueira; o professor Cyro Sanseverino, ex-coordenador do curso de Direito, e Danielle Cassuci, professora e atual coordenadora do curso de direito.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior e sua importância
Na sexta-feira, 12 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou uma atualização com os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022.
Esses indicadores são essenciais para avaliar o panorama do ensino superior no Brasil e estão intimamente ligados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Neste sentido, o que o MEC procura identificar é o quanto a instituição de ensino contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico dos estudantes.
“Sempre pontuamos muito bem no critério do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o que mostra como o nosso projeto pedagógico agrega na qualificação e no desenvolvimento dos estudantes. O que justifica ainda mais a marca do estudante UNIFEOB que deve ser habilitado, comprometido e motivado. ”, complementa Patrícia Furlanetto, diretora acadêmica.
Destaque para o curso de Direito da UNIFEOB
O curso de Direito da UNIFEOB alcançou um marco significativo e importante ao receber a nota máxima (5) em sua avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas 1,95% dos cursos de Direito do Brasil possuem nota 5 e a UNIFEOB é um deles, sendo o único curso do Estado de São Paulo a ser avaliado com essa nota.
Essa conquista reafirma a preocupação da instituição em manter o alto padrão na qualidade acadêmica, na competência do corpo docente e na infraestrutura disponibilizada aos alunos. Além de reforçar a posição de destaque da UNIFEOB no cenário educacional brasileiro e consolidar sua reputação.
Entendendo sobre cada um dos indicadores:
IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado):
Mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.
CPC (Conceito Preliminar de Curso): Combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição): Avalia a qualidade de instituições de ensino superior no Brasil, resumindo em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição, oferecendo uma visão geral do desempenho da mesma.