Unifeob e A Recreativa Educação firmam parceria para impulsionar o letramento digital no ensino básico e médio

O Centro Universitário Unifeob anunciou uma nova parceria com a Edtech A Recreativa Educação, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento digital nas escolas de ensino básico e médio. Essa colaboração busca integrar tecnologias avançadas na educação, oferecendo suporte tanto para estudantes quanto para professores, e promovendo uma transformação no processo de ensino e aprendizagem.

A união entre a Unifeob e A Recreativa Educação reflete o compromisso do Centro Universitário com o desenvolvimento local e regional. A Recreativa, uma startup que surgiu de uma editora com mais de 70 anos de experiência em educação, é reconhecida por suas soluções inovadoras voltadas para o letramento digital. A iniciativa prevê a incorporação de tecnologias essenciais, como programação e pensamento digital, além de facilitar o trabalho dos educadores por meio da criação de planos de aula personalizados.

Soluções educacionais personalizadas

O Ecossistema A Recreativa oferece trilhas de aprendizagem personalizadas para cada escola e turma, utilizando inteligência artificial como recurso central. A startup também proporciona monitoria em sala de aula e suporte tecnológico, incluindo a instalação de internet e equipamentos como computadores. Mais de 20.000 estudantes da rede pública municipal já se beneficiam das soluções tecnológicas oferecidas pela empresa, aprendendo sobre tecnologia desde cedo.

Com essa parceria, a Unifeob está empenhada em expandir essas soluções para ainda mais estudantes, reafirmando sua missão educadora e sua visão de preparar jovens para os desafios e oportunidades do futuro digital.

A Recreativa Educação: Uma Visão Inovadora

A Recreativa Educação, fundada a partir de uma editora com uma longa história de contribuição para a construção do conhecimento, tem como missão promover a educação digital nas escolas públicas. Além de fornecer a infraestrutura tecnológica necessária, a startup investe em personalização pedagógica e na capacitação de professores, apoiando-os com inovações tecnológicas, como a inteligência artificial.

Humanizando a Educação com Inteligência Artificial

Além da parceria, a Unifeob, em colaboração com A Recreativa, o Consórcio Intermunicipal CEMMIL e o Consórcio de Desenvolvimento CONDERG, promoveu o 1º Seminário “Humanizando os Processos de Ensino e Aprendizagem com a Inteligência Artificial”. O evento teve como foco discutir as tendências e impactos da IA na educação, bem como treinar educadores nas novas competências digitais e identificar oportunidades e desafios do setor.

O seminário contou com a presença de diversas autoridades, incluindo José Roberto Almeida Junqueira, Reitor da Unifeob; Alexandre Araújo, Prefeito de Aguaí e Presidente do CEMMIL; e Luciano Sathler, CEO da Certifikedu, além de secretários de educação, diretores, coordenadores de escola e professores de 17 municípios distintos.

A parceria entre Unifeob e A Recreativa Educação representa um passo significativo na modernização da educação no Brasil, preparando tanto estudantes quanto educadores para um futuro cada vez mais digital e conectado.