Acontece na Unifeob

São João é a cidade com mais de 50 mil habitantes com maior número de pessoas vacinadas com primeira dose

Os esforços combinados da Enfermagem Unifeob e Departamento Municipal de Saúde já aplicaram vacinas em mais de 75% da população.

Nesta semana, os estudantes do curso de Enfermagem da Unifeob, supervisionados e conduzidos pelo professor Geraldo Antônio da Silva, trabalham com funcionários do Departamento Municipal de Saúde (DMS) para vacinar pessoas com 18 anos de São João da Boa Vista contra a Covid-19. As ações acontecem no Centro Cultural (R. Riachuelo, 571 – Centro), infraestrutura cedida pelo Centro Universitário para otimizar as ações de imunização, das 13h às 17h.

Ao mesmo tempo, excelentes resultados foram divulgados pelo DMS: São João da Boa Vista é oficialmente o município com maior número de primeiras doses aplicadas entre cidades com mais de 50 mil habitantes do Estado de São Paulo. Na terça-feira (10), haviam sido disponibilizadas para o município cerca de 3.440 doses das vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer/BioNTech, com previsão para chegada de mais durante a semana.

Cidade mais imunizada

Segundo o diretor municipal de Saúde, Dr. Douglas Moretti, a parceria com a Unifeob é fundamental para o sucesso da campanha. Com os esforços combinados da Prefeitura de São João e do curso de Enfermagem, mais de 75% da população municipal já está imunizada (de acordo com dados de 11 de agosto). “Além da ajuda dos professores e estudantes, que sempre se mostraram motivados e empolgados, o espaço cedido para abrigar as equipes de vacinação foi de extrema importância, pois possibilitou a ampliação do atendimento”, garante. “Ações de voluntariado como essas são muito importantes. Temos que valorizar quem doa seu tempo ao próximo”.

Para o professor Geraldo, um dos diferenciais do curso de Enfermagem na Unifeob é a aprendizagem prática da unidade de ensino de Saúde Coletiva, uma vez que são desenvolvidas as visões holísticas e humanistas dos futuros profissionais. “Nesse momento atípico, inclusive, a Unifeob foi de encontro às necessidades da sociedade, visto que nossos acadêmicos estavam preparados e capacitados por meio do nosso corpo docente”, afirma. “Dessa maneira, atendemos às necessidades da população em parceria com o Departamento de Saúde frente à demanda apresentada”.

“É um prazer participar da campanha de vacinação pela Unifeob com a Prefeitura, porque o contato com a prática diária e com os pacientes faz a gente aprender muito”, afirma o estudante Fernando Ribeirinho. “Conseguimos evoluir como profissionais e, futuramente, também como sociedade. Saímos daqui capacitados de uma maneira incrível”.

Depoimento emocionante

Um texto de grande repercussão foi publicado nas redes sociais por uma das estudantes de Enfermagem que atuam na imunização. Ela redigiu as palavras em 2 de julho, quando São João da Boa Vista alcançava a marca de 50% da população vacinada com a primeira dose. “É muito gratificante. Uma mulher veio chorando muito, porque perdeu o pai, a mãe e o avô para a Covid-19. Quando eu perguntei se ela tinha medo de agulha, ela respondeu que não, que estava chorando de felicidade”, recorda Vitória Felisberto. “É isso que motiva a gente a vir todos os dias. Como eu fiquei muito sentida, escrevi o texto para agradecer a todos os profissionais”.

Confira na íntegra:

“O significado da palavra voluntário é algo que não é forçado, é espontâneo. Aqui encontramos as melhores profissionais, elas nos ajudam, nos ensinam, são pacientes e confiam muito na gente. Aqui não existe a frase ‘eu não vou conseguir’, ‘eu não vou fazer porque tenho medo’. Elas passam uma segurança que você não consegue pensar que você não vai conseguir.

Uns meses atrás a palavra PRECEPTOR dava um frio na barriga. Hoje em dia entendemos que tudo é fase. Hoje eles entendem a gente, nos ajudam, nos aconselham, nos apoiam, passam total  confiança e confiam em nós. Eu chamo isso de FAMÍLIA. A família que a campanha de vacinação me deu.

Eu não poderia ter feito escolha melhor nas minhas férias que ser voluntária na campanha. Aqui a gente ri das palhaçadas do Geraldo, a Nair ouve a gente falando na cabeça dela por no mínimo oito horas por dia e, mesmo assim, nos aconselha, passa confiança. A cada dia que passa, a gente aprende um pouco com vocês. Aqui a gente toma café junto, almoça junto, ri dos pacientes que xingam a gente e é a correria mais gostosa que tem. Os dias de campanha são dias felizes: felizes por poder ajudar. No final do dia eu saio com o coração cheio de FELICIDADE, AMOR, e GRATIDÃO.

Dois anos de pandemia com o mínimo de esperanças…

50% da população de São João VACINADA. Fico feliz por fazer parte de tudo isso, ajudamos a salvar vidas. É gratificante quando um paciente chega chorando e não é de medo da agulha, é de emoção, quando pedem para tirar foto com a equipe, quando agradecem. No final do dia, meu coração transborda de felicidade e de amor.

Obrigada, Unifeob, por nos proporcionar os melhores preceptores, eles são incríveis. Obrigada, Departamento de Saúde, Vigilância Epidemiológica, por nos proporcionar excelentes profissionais, elas são incríveis. Obrigada, alunos da Unifeob, vocês vão ser excelentes profissionais.

Escolhemos ser Enfermeiros porque amamos e respeitamos a vida!

Viva o SUS 

Viva a Ciência”

Por Vitória Felisberto

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados