Psicologia Unifeob realiza ação voltada ao mês das mulheres em parceria com a Polícia Civil de São João

Dando continuidade às ações do mês das mulheres, estudantes de Psicologia da Unifeob se reuniram para abordar o tema “Relacionamento Abusivo: O Após dos Contos de Fadas”. Para ilustrar o assunto que é de extrema relevância nos dias atuais, foi realizado um teatro que simulava diversas situações que a mulher enfrenta no dia a dia, principalmente em relacionamentos.

Durante a cena, os estudantes participaram comentando sobre o que estava acontecendo e os relacionando com os aprendizados da área. Após o teatro, os Delegados Dr. Paulo Henrique Pereira Viana, Dr. Ivan Luís Constâncio e o Professor de Psicologia Jurídica Danilo Ciconi de Oliveira realizaram uma mesa redonda para aprofundar sobre o assunto e diversas questões foram levantadas pelo público ouvinte.

Para o evento, estiveram presentes toda equipe da Delegacia Seccional de São João da Boa Vista e alguns policiais da região, além dos estudantes de todos os módulos do curso.

“Nós trabalhamos com repressão ao crime, mas a nossa obrigação é também fazer uma prevenção, então o evento de hoje serve para conscientizar e trazer conhecimentos as mulheres, para que assim consigam enxergar quais pontos de um relacionamento abusivo, além de deixar um recado aos homens, para refletir quais são suas atitudes em relação aos mulheres que os rodeiam. Isso com certeza já evita uma futura agressão contra a mulher”, destacou o delegado William Ricardo de Almeida Marchi, delegado da seccional de São João.

PSICOLOGIA E POLÍCIA CIVIL

O curso de Psicologia da Unifeob possui parceria com a Delegacia Seccional de São João da Boa Vista desde 2022 para estágios básicos e específicos.  Veteranos do curso realizam atividades relacionadas ao plantão psicológico, acolhimento e atendimento de vítimas, familiares e primeiros cuidados psicológicos, além de toda psicoeducação e orientações sobre a rede de apoio socioassistencial e de saúde, entre outros, dentro da própria Delegacia.

“Realizar eventos como este e com esta temática, passa a não ser apenas interesse dos formandos de Psicologia, mas de toda comunidade que está ao nosso redor. Sou grata e muito honrada com essa parceria da Psicologia e da Polícia Civil que vem se fortalecendo cada vez mais”, finalizou Tamires Camargo, coordenadora do curso de psicologia.