Preocupados com a saúde mental, a Unifeob implantou a área de Acolhimento no Campus em agosto de 2022. O espaço é responsável por acolher os estudantes que estiverem apresentando algum mal estar geral e que necessitem de primeiros cuidados da área da saúde.
Com isso, diante dados estatísticos que são encaminhados ao Acolhimento, os cursos de Psicologia e Enfermagem se uniram para um trabalho multidisciplinar. Desta forma, o local contará com um estudante de Psicologia veterano e matriculado em estágio de plantão psicológico para acolher os estudantes da Unifeob que precisam de atendimento, e se necessário, o mesmo poderá ser encaminhado para atendimento psicológico no CAEP – Centro Aplicado em Estudos Psicológicos.
O estágio em Plantão Psicológico visa a promoção da qualidade de vida, sendo pertencente a uma das ênfases do curso: Prevenção, Promoção da Saúde e Bem-Estar. Assim, os estudantes são treinados para atuar em contextos emergenciais e de risco.
”O objetivo da Enfermagem é realizar o monitoramento de sinais e sintomas e então conduzir por meio de prática as intervenções necessárias, desta forma, a parceria com a Psicologia vem para apoiar ainda mais este processo”, destacou o professor e enfermeiro responsável pela área, Geraldo Silva.
A professora Patrícia Oliveira de Lima Bento também acrescentou que “atualmente vemos o quanto as dificuldades emocionais e comportamentais têm aumentado na nossa sociedade devido a diversas situações cotidianas e o plantão psicológico vem como uma ideia inovadora para nosso meio que é auxiliar a pessoa no momento da crise. Também é importante reconhecer se o problema for algo maior e realizar o encaminhamento para psicoterapia ou demais atividades na área da saúde. Além disso, nossos alunos podem colocar na prática as intervenções trabalhadas nas Supervisões e todo o conhecimento adquirido em contexto multidisciplinar”.