Psicologia apresenta exposição original de antigos manicômios em ação a Luta Antimanicomial

Em 18 de maio, dia Nacional da Luta Antimanicomial, são reforçadas as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações. E para contribuir com as ações, estudantes do curso de psicologia realizaram diversas atividades, entre elas, conscientização em mídias sociais, cartazes, salas personalizadas e encenação de teatros.

Também sob o comando dos futuros psicólogos, foi realizada na Unifeob, na última sexta-feira, 19, a exposição “Luta Antimanicomial, você conhece esse passado? ”. O evento foi aberto a todos os cursos e contou com a exposição de 50 fotos de antigos manicômios.

Para causar maior impacto, os organizadores da exposição personalizaram duas salas de aula, sendo uma como era antigamente nos manicômios e outra como são os tratamentos nos dias de hoje após a reforma psiquiátrica.

“Os estudantes vão guiar as pessoas pela exposição, informando sobre como era, os efeitos negativos, a sequela causada e o motivo de existir a luta para que isso não volte a acontecer”, informou o estudante de psicologia Talys Luis Petreca.

As imagens foram fornecidas pelos arquivos do Museu de Arte Osório Cesar (Maoc) e foram disponibilizadas diretamente e prontamente pela fotógrafa, que na qual foi contatada pelo estudante Leonardo de Oliveira Angelucci do módulo de Prevenção e Promoção à Saúde.