Projetos integrados de Direito tornam o conhecimento acessível à comunidade

Por meio de um website, toda a aplicação prática do aprendizado dos estudantes da Unifeob está ao alcance da sociedade.

Mais do que apenas efetivar o aprendizado dos estudantes de Direito da Unifeob, os projetos integrados (PIs) de extensão acadêmica visam fazer com que todas as informações apresentadas nas aulas ao longo de um semestre ultrapassem os limites do campus e colaborem com as necessidades da comunidade. Neste curso, especificamente, elas não se restringem às apresentações – presenciais ou remotas – e são disponibilizadas de forma perene no website Extensão Direito Unifeob 2021.2.

“Foram muitos estudos, muito planejamento, exaustivas reuniões, discussões, ideias, palestras”, diz o coordenador do curso de Direito, Cyro Sanseverino

Os trabalhos elaborados e disponibilizados na internet pelos estudantes foram conduzidos por docentes líderes de cada módulo, em harmonia com a coordenação do curso. Além de atividades práticas em sala de aula, foram desenvolvidos banners, artigos, pareceres jurídicos, um júri simulado transmitido ao vivo pelo YouTube, cartilhas, podcasts, e-books, minisites e uma revista digital. A diversidade de formatos e a adequação às mais modernas tecnologias são aliadas a outras marcas do curso: tradição, seriedade, diálogo, heterogeneidade, uso da tecnologia e inovação.

O coordenador Cyro Sanseverino destaca o esforço de toda a equipe para a realização do trabalho. “Foram muitos estudos, muito planejamento, exaustivas reuniões, discussões, ideias, palestras. Foi um desafio, tivemos que pensar em algo congruente com os pilares do Projeto Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, com a necessidade da comunidade em receber o conhecimento da academia, transformando o processo ensino-aprendizagem em algo cada vez mais significativo para o estudante”, relata. “Tudo isso tornou, novamente, os Projetos Integrados de Extensão Acadêmica extremamente especiais para todos”.

Ao todo, foram desenvolvidas 177 atividades entre 10 módulos, do início de agosto ao meio de novembro. “A ideia de trazer casos reais para serem discutidos em sala de aula tem a importância de diminuir a distância entre o que é estudado e o que efetivamente acontece no ambiente forense”, explica Gustavo Massari, um dos professores do curso. “Quando os estudantes ingressarem no mercado de trabalho, isso fará parte do seu cotidiano”.

Dia Maker

Como a Unifeob preza por oferecer uma formação da mais alta qualidade, os universitários não apenas são instruídos em toda a parte técnica e teórica, mas também precisam aplicar os conhecimentos com inteligência em situações reais e variadas. “No decorrer dos trabalhos, percebe-se uma melhora emocional, ao mesmo tempo em que os saberes acadêmicos começam a fazer sentido para os estudantes, tanto no curso como um todo, quanto nos próprios projetos”, relata o docente Diogo Vianna. “Ao final do ciclo, eles estão engajados com os resultados, transparecendo uma satisfação emocional e acadêmica em relação aos objetivos alcançados”.