Profissionais Formados pela Unifeob Lançam Startup de Sucesso: A Revolução do Letramento Digital

Jefferson Barboza e Alaor Neto, ambos formados no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unifeob, estão fazendo história com sua startup, a E-commands. A ideia para o empreendimento surgiu durante um Projeto Integrado (PI) enquanto ainda estavam na faculdade e tem impactado significativamente o setor alimentício e de delivery no Brasil.

O Surgimento da Ideia

A trajetória da E-commands começou com um desafio acadêmico. Durante um dos PIs da Unifeob, Jefferson e Alaor foram incumbidos de desenvolver um sistema de gerenciamento de estoque. A ideia ganhou forma quando um colega de Aguaí, cidade natal dos empreendedores, planejava abrir um PUB e expressou a necessidade de um sistema que integrasse gestão de estoque e atendimento ao cliente. “Esse comentário despertou a ideia de transformar nosso projeto acadêmico em uma startup voltada para o mercado real”, relata Jefferson.

A jornada de transformar uma ideia acadêmica em um produto viável não foi isenta de desafios. A principal dificuldade enfrentada foi a criação de um layout que fosse intuitivo e responsivo para diversos dispositivos.

Adicionalmente, a falta inicial de levantamento de requisitos com diferentes estabelecimentos causou alguns obstáculos no desenvolvimento. No entanto, com o tempo, Jefferson e Alaor ajustaram o sistema com base em novas informações obtidas de outros estabelecimentos, refinando as funcionalidades para atender melhor às necessidades do mercado.

Impacto da Formação na Unifeob

A formação recebida na Unifeob foi crucial para o desenvolvimento do nosso sistema atual. No desenvolvimento front-end, aprendemos sobre layouts e design de interfaces, enquanto no desenvolvimento back-end, o professor Max Valim nos orientou na estruturação do banco de dados e na lógica do sistema, e o professor Mauro nos forneceu a base lógica para criar sistemas web em PHP. Além disso, na área de inteligência artificial, o professor Marudi nos guiou no uso de ferramentas de IA, e, atualmente, estamos desenvolvendo nosso próprio robô de automação de respostas no WhatsApp para agilizar o atendimento dos estabelecimentos, disse Aloar.

Jefferson vê a tecnologia como um campo em constante evolução e acredita que a Unifeob está bem equipada para preparar seus estudantes para esse cenário dinâmico. “A tecnologia está sempre avançando, e a Unifeob está comprometida em melhorar continuamente para oferecer uma base sólida aos estudantes. Nosso objetivo é expandir a E-commands e continuar inovando no mercado brasileiro”, afirma ele.

Impacto Social e Planos Futuros

A E-commands já está causando um impacto social positivo, oferecendo aos comerciantes do setor alimentício e de delivery uma solução que proporciona precisão, conforto e economia. Atualmente, a startup atende clientes em 15 estados do país, refletindo seu sucesso e abrangência.

Jefferson e Alaor têm planos ambiciosos para o futuro, incluindo a expansão da equipe e a criação de novas oportunidades para recém-formados. “Queremos oferecer oportunidades para recém-formados, reconhecendo as dificuldades que eles enfrentam ao entrar no mercado de trabalho. Sabemos como é desafiador e queremos compartilhar nossa trajetória nas faculdades para inspirar e motivar mais estudantes”, conclui.

A história de Jefferson Barboza e Alaor Neto exemplifica como a educação e a inovação podem transformar ideias acadêmicas em realizações concretas. A trajetória deles não só destaca o sucesso pessoal, mas também a eficácia da Unifeob em preparar seus estudantes para os desafios do mercado profissional.