O curso de metodologias ativas com duração de 10 meses propõe métodos inovadores para incentivar a aprendizagem significativa.
Durante o Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores realizado em janeiro, evento anual de capacitação da Unifeob, a Reitoria anunciou que os professores da instituição teriam acesso a um curso inovador de metodologias ativas de aprendizagem: o “[R]evolução na Educação: aprendizagem ativa para além do conteúdo”, da Moonshot Educação. Com duração de 10 meses, a proposta é apresentar e imergir em um novo conceito de aulas a cada mês, com mentores renomados na área educacional.
“Há anos a Unifeob tem sido parceira da educação sanjoanense, com inúmeras contribuições com as redes estadual e municipal”, diz a diretora municipal de Educação, Eloisa Ribeiro
A aquisição do curso, porém, trouxe uma grande vantagem para a comunidade: a possibilidade de indicar uma organização pública para receber o mesmo curso gratuitamente. Com o objetivo de disseminar os conhecimentos ao máximo, a Unifeob escolheu o Departamento de Educação de São João da Boa Vista para o benefício: há 310 vagas, portanto, para educadores de toda a rede municipal otimizarem ainda mais seus métodos de ensino.
“Esse curso vem de encontro aos nossos interesses, pois permite aos professores buscar referências para adaptar as aulas e criar atividades a distância que possam envolver os alunos”, explica a diretora municipal de Educação, Eloisa Ribeiro. “Há anos a Unifeob tem sido parceira da educação sanjoanense, com inúmeras contribuições com as redes estadual e municipal, seja na formação docente ou no apoio e incentivo aos estudantes, além de várias ações que movimentam e enriquecem o ensino público gratuito”.
Para a procuradora institucional e coordenadora do curso de Pedagogia da Unifeob, Patrícia Furlanetto, a atitude vai de encontro à premissa da instituição de melhorar cada vez mais a qualidade de vida na região. “A educação básica sempre foi a força motriz desta melhoria. Indicar o Departamento de Educação para participar desse programa é uma forma de contribuir para a formação continuada destes profissionais tão essenciais para o nosso futuro”, afirma.
O curso é elaborado por professores atuantes com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os estudantes – ou seja, não preparar apenas para provas, mas para a vida. “É professor falando para professor, é uma troca de experiências com quem já aplicou e aplica essas estratégias”, relata a coordenadora pedagógica da Unifeob, Inês Waitz. Sobre a possibilidade de indicar o Departamento de Educação para receber o curso, afirma ter sido um gesto nobre da Moonshot. “Quando nos foi solicitado, ficamos muito felizes em poder ampliar essa oportunidade. Foi imediata a ideia de indicar a rede municipal de São João”.
Aprendizado constante
A necessidade de formação continuada é inerente à docência. Com os desafios impostos pela necessidade de isolamento físico, por exemplo, entender diversos aspectos da tecnologia e aprender novas maneiras de fazer os estudantes se interessarem pelo conteúdo se tornou urgente. “Os estudantes não são os mesmos de dez anos atrás, o mercado de trabalho e a ciência também exigem profissionais mais ativos, mais conectados, com mais conhecimentos, atitudes e habilidades”, cita Eloisa. “Os professores precisam estar em consonância com o que acontece no mundo ao seu redor para conseguirem viabilizar aos alunos o protagonismo da construção do próprio conhecimento”.
A expectativas para a parceria entre Unifeob, Moonshot e Departamento Municipal de Educação são positivas. “É uma possibilidade real e de muita qualidade para os professores da rede municipal. Além de valorizar estes docentes, a viabilidade deste programa num momento de tamanha crise é única e imperdível”, ressalta Patrícia. “Esperamos que todos aproveitem e passem a pensar em como elaborar as aulas de forma a tornar os estudantes mais ativos no processo de aprendizagem”, conclui Inês.
Moonshot Educação
Trata-se de uma comunidade educacional cujo objetivo é promover práticas inovadoras. O primeiro curso, “Expert em Ensino Remoto”, foi ministrado por sete semanas a partir de abril de 2020, com grande sucesso e engajamento de profissionais da área de todo o Brasil. Por meio das aulas, visa transformar a cultura, a gestão, as didáticas e as formas de aplicação de metodologias ativas para garantir uma educação que, de fato, prepare para o futuro.
