A Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Educação, está realizando o 1º Simpósio Municipal de Educação, voltado para a formação continuada de professores.
A sessão solene de abertura teve início no Theatro Municipal, com a palestra “Inteligência Emocional e Comportamental: Você melhor para sempre”, do professor Luciano Bento Ramalho.
A seguir, foi a apresentação cultural de Diogo Almeida, humorista, escritor, palestrante e professor, conhecido por seus trabalhos como influencer digital, apresentações de shows em Stand Up Comedy e reflexões sobre a rotina dos professores, debatendo assuntos comuns ao dia a dia de escolas de uma forma leve e divertida.
Já as oficinas pedagógicas aconteceram entre os dias 25, 26 e 27 de julho das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, no Campus da Unifeob.
Entre as atividades, as professoras da Unifeob Leila Barroso e Lívia Cristina Scalon ministraram palestras teóricas e práticas com o tema “Prevenção de acidentes e primeiros socorros em creche e pré-escola”
“No ambiente escolar, os acidentes constituem preocupação constante, sendo fundamental que os professores e aqueles que cuidam das crianças saibam como agir frente a esses eventos, como evitá-los e como ministrar os primeiros socorros, procurando, assim, evitar as complicações decorrentes de procedimentos inadequados, o que pode garantir a melhor evolução e prognóstico”, ressaltou Leila.
Durante as oficinas, foram abordados conteúdos teóricos, simulações sobre primeiros socorros e algumas intercorrências importantes em creches e pré escolas.
“Esperamos que com estas oficinas possamos contribuir para redução de agravos e melhor desfecho no atendimento de primeiros socorros na infância”, completou.
Além de Leila e Lívia, mais professoras da Unifeob foram convidados a ministrar palestras no 1º Simpósio Municipal de Educação, como Mariângela Leocardio Jacomine que falou sobre os temas “Alfabetizando com Paulo Freire: diversão e consciência” e “Escola Libertadora: dar voz aos estudantes em tempos difíceis”, Sérgio Ricardo dos Santos realizou a “Oficina Leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem” e a tutora Magna de Fátima que ministrou o tema “Vamos aprender juntos – currículo Lattes e Linkedin”.
Os ingressos para as oficinas foram revertidos na doação de 1 kg de alimento não-perecível. “Atrelamos os ingressos do Simpósio a um quilo de alimento. Assim ganha também a Assistência Social da Prefeitura”, declarou Eloisa Ribeiro, diretora do Departamento de Educação.