Pelo 4º ano consecutivo, Unifeob brilha e conquista o topo no HackLab FNESP

A Unifeob fez história mais uma vez, garantindo seu lugar no topo do HackLab FNESP pelo quarto ano consecutivo, reafirmando seu compromisso com a inovação educacional. Durante o 26º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), os estudantes da instituição destacaram-se novamente, levando o nome da Unifeob ao pódio em um dos eventos mais desafiadores e prestigiados do ensino superior brasileiro.

O HackLab 2024 teve como tema “Educação Digital: Muito Além do EAD”, desafiando os participantes a desenvolver soluções que combinassem tecnologia e conexão humana para uma aprendizagem mais completa e personalizada. A competição contou com 35 estudantes de 26 instituições de todo o Brasil, divididos em equipes de cinco pessoas, com o desafio de criar soluções inovadoras para os problemas reais do ensino superior.

A Unifeob foi representada por estudantes que demonstraram grande habilidade e criatividade ao desenvolver projetos focados na melhoria da educação. Entre os destaques, estavam:

• Gustavo Zuli Moraes (Direito) – Equipe IEDA (Primeiro Lugar)
  • Raphael Lima (Arquitetura e Urbanismo) – Equipe Mentor.IA (Terceiro Lugar)
  • Caio Grilo da Cunha (Ciência da Computação) – Equipe Edu Parallax
  • Karoline Assi (Farmácia) – Equipe PersonalizIA

A equipe IEDA, da qual Gustavo Zuli Moraes fez parte, conquistou o primeiro lugar na competição com um projeto inovador que utiliza Inteligência Artificial (IA) para personalizar estratégias pedagógicas, adaptando-as ao perfil individual de cada estudante.

“Participar do HackLab trouxe sensações indescritíveis. Conviver alguns dias com mentores, estudantes e gestores educacionais, objetivando resolver problemas do ensino superior foi sensacional. Fazer parte da equipe vencedora foi incrível, ver todo o trabalho e dedicação de quase 48 horas ininterruptas sendo recompensado por um corpo de jurados tão qualificado foi espetacular”, disse Gustavo Zuli.

O projeto IEDA destacou-se pela capacidade de ajudar a reduzir a evasão nas instituições de ensino, fornecendo dados personalizados que permitem aos professores adaptar suas aulas às necessidades dos estudantes. Como prêmio, a equipe recebeu R$ 10 mil e uma assessoria especializada para implementar a ideia.

Outro destaque foi Raphael Lima, da equipe Mentor.IA, que conquistou o terceiro lugar com uma proposta inovadora, também elogiada pelos gestores educacionais presentes. “Estar no pódio entre as três melhores soluções foi uma sensação incrível de validação. Todo o esforço fez sentido. Falar em um palco enorme, no maior evento educacional da América Latina, para gestores de alto nível e ter sua ideia reconhecida com um prêmio é uma gratificação imensa”, finalizou Raphael Lima.

A experiência no HackLab foi marcante para todos os participantes da Unifeob, incluindo para Karoline Assi, que refletiu sobre o impacto pessoal da competição:
“A experiência é surreal. Assim que pisei no SEMESP, senti como se não existisse mundo lá fora. A imersão e o desafio foram intensos. Se eu pudesse dar um conselho, seria: participem! Eu saí de lá com um viés totalmente diferente do que eu já tinha.”

O HackLab FNESP é uma maratona empreendedora que reúne estudantes de diversas áreas do conhecimento de instituições públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.

As equipes, acompanhadas por mentores especializados, trabalharam intensamente durante três dias para desenvolver suas ideias, que foram apresentadas a uma banca de jurados composta por gestores e líderes do setor educacional.

Com mais essa conquista, a Unifeob reafirma seu compromisso em formar profissionais inovadores, capazes de impactar positivamente o futuro da educação no Brasil.